V. 3 N. 1 (2017): v. 3, n. 1 - MOTIM - Mito, Rito e Cartografias Femininas nas Artes da Cena

					Visualizza V. 3 N. 1 (2017): v. 3, n. 1 - MOTIM - Mito, Rito e Cartografias Femininas nas Artes da Cena
No MOTIM, os campos colaborativos do mito e do rito, rechaçados pelas ciências duras e pelas artes formalistas ganham discussões. Estes eixos de pesquisa acabam por fomentar coletivos de artistas atrelados a processos autorais, partindo de mitologias pessoais para criação, assim como investigação de contextos de alteridade, que dialogam com camadas de pessoalidade. Por sua vez, esse alcance do que é pessoal na produção artística, em especial, na produção artística de mulheres, galga seu aspecto político e público, com inspiração feminista no trato dos mais variados temas. Neste número da Revista Arte da Cena, o periódico se dedicado aos engendramentos da pesquisa e da produção artística movidas por mulheres, artigos que pudessem revelar as estratégias de criação cênica e os impulsos reflexivos de pesquisadoras em recantos diversos do território nacional.
Pubblicato: 2017-07-31

Expediente

Dossiê Temático

  • POR QUE FAZEMOS PERFORMANCE E ATIVISMO FEMINISTA?

    Stela Fischer
    008-020
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46166
  • A MÁSCARA E A SOMBRA: PALCO E VIDA

    Joice Aglae Brondani
    021-042
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46181
  • O CORPO BANDEIRA - SUJEITO FEMININO, OBJETO DE ARTE

    Brisa Rodrigues
    043-054
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46634
  • BRUXAS, SANTAS, LOUCAS, VELHAS, MENINAS, “BELAS, RECATADAS E DO LAR”: REPRESENTAÇÕES E IMAGINÁRIO FEMININO NOS DISCURSOS DE MÍDIA NA ATUAÇÃO

    Jussyanne Rodrigues Emidio
    055-070
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46182
  • A COMUNHÃO PERFORMÁTICA EM THÉRÈSE

    Karla Lidiane Costa Martins Silva
    071-084
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46668
  • MEDUSA AO REVERSO: UMA JORNADA ENTRE MITOS, PEDRAS E DANÇAS

    Kamilla Mesquita Oliveira
    085-107
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.44910
  • LUA CAMBARÁ: UM EXERCÍCIO POÉTICO DE CRIAÇÃO CÊNICA

    Inácia Rita Maria Larissa Barros de Santana
    108-127
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46155
  • IYABÁS EM CENA: O TRÂNSITO E AS REPRESENTAÇÕES DAS DIVINDADES FEMININAS DO CANDOMBLÉ

    DANIELA BENY POLITO MORAES, TEODORA DE ARAÚJO ALVES
    128-142
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46179

Temas Variados

  • A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE

    Pedro Eduardo da Silva
    143-162
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.43583
  • BERTOLT BRECHT E O CÔMICO POPULAR KARL VALENTIN – PRINCÍPIOS DA BUFONARIA PARA UMA ATUAÇÃO CRÍTICA

    Vanessa Benites Bordin
    163-179
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.43346
  • O ESPELHO DA CATEDRAL: REFLEXOS DO POLÍTICO EM “A GRANDE REVISTA À PORTUGUESA”

    Sílvia Alexandra Raposo
    180-203
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.44524