A MÁSCARA E A SOMBRA: PALCO E VIDA

Autores

  • Joice Aglae Brondani Cia Buffa de Teatro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46181

Palavras-chave:

Máscara, Mulher, Feminismo, Máscara Física, Commedia dell’Arte

Resumo

O texto traz um passeio pelas máscaras femininas da commedia dell’arte e relata alguns aspectos biográficos das atrizes deste teatro, para, então, realizar uma reflexão sobre a condição da mulher na Idade Média e Renascimento. Porém, na medida em que a reflexão sobre a mulher atriz no medievo avança, percebe-se que muitos dos valores ditos morais aplicados na época para perseguirem, julgarem e condenarem tais mulheres, permanecem latentes na sociedade de hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Aglae Brondani, Cia Buffa de Teatro

Pós-doutora UNITO-ITA (2015-2016) Proc.Capes BEX6818/14-5, pesquisando Máscaras Femininas da Commedia dellarte e arquétipos de Iansã e Pombogiras. Pós doutorado PRODOC-CAPES (2011-2014) em Comicidade e Criação no PPGAC-UFU-MG. Professora colaboradora da Graduação em Teatro e da Pós Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (2011-2014). Doutorado pelo PPGAC/UFBA (2010) e se desenvolveu na área de Bufão, Commedia dellarte e Cultura Popular Brasileira, com intercâmbio com a Universitá di Roma Tre e Scuola Sperimentale dellAttore. Mestrado no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA (2006), com intercâmbio na Université Paris X, cuja pesquisa enfocou os processos de clown e encenação, envolvendo teatro do absurdo e o método da análise ativa de Stanislavski. Possui graduação em Bacharelado em Artes Cênicas - Direção Teatral (2001) e Licenciatura em Educação Artística Habilitação em Artes Cênicas (2000), todas as duas realizadas na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, paralelo ao trabalho na academia, fundou os grupos de pesquisa e criação teatral, Cia Buffa de Teatro - SSA/BRA (1998-...) e Bottega Buffa CircoVacanti - TN/ITA (2010 a 2014). É colaboradora do La Nef Aillé - FRA. Tem experiência na área de Artes, Direção Teatral, Preparação de ator e Interpretação, atuando principalmente nos temas: teatro, clown, bufão, commedia dellarte (Máscaras), cultura popular, estados alterados de consciência e processos criativos. Projeto de Extensão a Escola de Teatro da UFBA "Corpo, Dramaturgia e Dramaturgismos: Máscara"

Referências

AUGRAS, Monique. Imaginário da magia: magia do imaginário. Petrópolis-RJ, Vozes e Editora da PUC, 2009.

AMORÒS, Célia. (Org.) Feminismo y Filosofia. Madrid, Editorial Sinteses, 2000.

ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Trad. André Duarte. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 1994.

BALANDIER, Georges. Le pouvoir sur scènes. Paris/FR, Fayard, 2006.

CONTIN, Claudia. Gli Abitanti di Arlecchinia. Favole didattiche sull’arte dell’attore. Pasian di Prato (UD)-IT, Campanotto Editore, 1999.

DELEUZE, Gilles. Empirismo e Subjetividade. Ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. Trad. Luiz B. L. Orlandi. 2ª ed. RJ, Editora 34, 2008.

FOUCAULT, Michel. Michel Foucault, uma entrevista: sexo, poder e a política da identidade... Trad. (do francês) NASCIMENTO, Wanderson Flor. In Verve 5. São Paulo-SP, PUC, fev. 2004. P. 260-277.

FAUCOULT, Michel. História da Sexualidade. A vontade de saber. Vol.1. Rio de Janeiro, Graal, 1998.

GINZBURG, Carlo. Storia Notturna. Una decifrazione del Sabba. Torino-IT, Giulio Einaudi editore s.p.a, 2008.

GOODOY, Jack. O mito, o ritual e o oral. Trad. Vera Joscelyne. Petrópolis-RJ, Vozes, 2012.

LAGOS, Nilza de Meneses Lino. Arreda homem que lá vem mulher... Representações de gênero nas manifestações da Pombagira. Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião, Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2007.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. 6ªed. Petrópolis-RJ, Vozes, 2003.

REIS, Angela. Cinira Polonio, a divette carioca: estudo da imagem pública e do trabalho de uma atriz no teatro Brasileiro da virada do século XIX. Rio de Janeiro/RJ, Arquivo Nacional, 1999.

TESSARI, Roberto. Entrevista a Joice Aglae Brondani. Repertório. N.26, p. 173-184. Salvador, UFBA/PPGAC, 2016.

TESSARI, Roberto. Commedia dell'Arte e rituais não cristãos. Trad. Joice Aglae Brondani. In. Scambio dell’arte: Commedia dell’arte e Cavalo Marinho. Teatro-Máscara-Ritual. Interculturalidades. (Org.) BRONDANI, Joice Aglae. Salvador, Fast Design, 2013.

TESSARI, Roberto. Commedia dell’Arte: La Maschera e l’Ombra. Milano, Mursia, 1981.

TURNER, Victor. Dal rito al teatro. Trad. Paola Capriolo. Bologna-IT, Società Editrice il Mulino, 1986.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

BRONDANI, J. A. A MÁSCARA E A SOMBRA: PALCO E VIDA. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 3, n. 1, p. 021–042, 2017. DOI: 10.5216/ac.v3i1.46181. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/46181. Acesso em: 3 maio. 2024.