LA MÁSCARA Y LA SOMBRA: ESCENARIO Y VIDA

Autores/as

  • Joice Aglae Brondani Cia Buffa de Teatro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46181

Palabras clave:

Máscara, Mujer, Feminismo, Máscara física, Comedia del Arte

Resumen

El texto ofrece un breve resumen de las máscaras femeninas de comedia del arte y de informes de algunos aspectos biográficos de las actrices de este teatro, para luego, llevar a cabo una reflexión sobre la condición de la mujer en la Edad Media y el Renacimiento. Sin embargo, en la medida en que la reflexión sobre la mujer actriz en la Edad Media hacia adelante, es evidente que muchos de los valores dijos morales aplicados en aquél tiempo para perseguir, procesar y condenar a tales mujeres permanecen latentes en la sociedad actual.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joice Aglae Brondani, Cia Buffa de Teatro

Pós-doutora UNITO-ITA (2015-2016) Proc.Capes BEX6818/14-5, pesquisando Máscaras Femininas da Commedia dellarte e arquétipos de Iansã e Pombogiras. Pós doutorado PRODOC-CAPES (2011-2014) em Comicidade e Criação no PPGAC-UFU-MG. Professora colaboradora da Graduação em Teatro e da Pós Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (2011-2014). Doutorado pelo PPGAC/UFBA (2010) e se desenvolveu na área de Bufão, Commedia dellarte e Cultura Popular Brasileira, com intercâmbio com a Universitá di Roma Tre e Scuola Sperimentale dellAttore. Mestrado no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA (2006), com intercâmbio na Université Paris X, cuja pesquisa enfocou os processos de clown e encenação, envolvendo teatro do absurdo e o método da análise ativa de Stanislavski. Possui graduação em Bacharelado em Artes Cênicas - Direção Teatral (2001) e Licenciatura em Educação Artística Habilitação em Artes Cênicas (2000), todas as duas realizadas na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, paralelo ao trabalho na academia, fundou os grupos de pesquisa e criação teatral, Cia Buffa de Teatro - SSA/BRA (1998-...) e Bottega Buffa CircoVacanti - TN/ITA (2010 a 2014). É colaboradora do La Nef Aillé - FRA. Tem experiência na área de Artes, Direção Teatral, Preparação de ator e Interpretação, atuando principalmente nos temas: teatro, clown, bufão, commedia dellarte (Máscaras), cultura popular, estados alterados de consciência e processos criativos. Projeto de Extensão a Escola de Teatro da UFBA "Corpo, Dramaturgia e Dramaturgismos: Máscara"

Citas

AUGRAS, Monique. Imaginário da magia: magia do imaginário. Petrópolis-RJ, Vozes e Editora da PUC, 2009.

AMORÒS, Célia. (Org.) Feminismo y Filosofia. Madrid, Editorial Sinteses, 2000.

ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Trad. André Duarte. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 1994.

BALANDIER, Georges. Le pouvoir sur scènes. Paris/FR, Fayard, 2006.

CONTIN, Claudia. Gli Abitanti di Arlecchinia. Favole didattiche sull’arte dell’attore. Pasian di Prato (UD)-IT, Campanotto Editore, 1999.

DELEUZE, Gilles. Empirismo e Subjetividade. Ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. Trad. Luiz B. L. Orlandi. 2ª ed. RJ, Editora 34, 2008.

FOUCAULT, Michel. Michel Foucault, uma entrevista: sexo, poder e a política da identidade... Trad. (do francês) NASCIMENTO, Wanderson Flor. In Verve 5. São Paulo-SP, PUC, fev. 2004. P. 260-277.

FAUCOULT, Michel. História da Sexualidade. A vontade de saber. Vol.1. Rio de Janeiro, Graal, 1998.

GINZBURG, Carlo. Storia Notturna. Una decifrazione del Sabba. Torino-IT, Giulio Einaudi editore s.p.a, 2008.

GOODOY, Jack. O mito, o ritual e o oral. Trad. Vera Joscelyne. Petrópolis-RJ, Vozes, 2012.

LAGOS, Nilza de Meneses Lino. Arreda homem que lá vem mulher... Representações de gênero nas manifestações da Pombagira. Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião, Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2007.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. 6ªed. Petrópolis-RJ, Vozes, 2003.

REIS, Angela. Cinira Polonio, a divette carioca: estudo da imagem pública e do trabalho de uma atriz no teatro Brasileiro da virada do século XIX. Rio de Janeiro/RJ, Arquivo Nacional, 1999.

TESSARI, Roberto. Entrevista a Joice Aglae Brondani. Repertório. N.26, p. 173-184. Salvador, UFBA/PPGAC, 2016.

TESSARI, Roberto. Commedia dell'Arte e rituais não cristãos. Trad. Joice Aglae Brondani. In. Scambio dell’arte: Commedia dell’arte e Cavalo Marinho. Teatro-Máscara-Ritual. Interculturalidades. (Org.) BRONDANI, Joice Aglae. Salvador, Fast Design, 2013.

TESSARI, Roberto. Commedia dell’Arte: La Maschera e l’Ombra. Milano, Mursia, 1981.

TURNER, Victor. Dal rito al teatro. Trad. Paola Capriolo. Bologna-IT, Società Editrice il Mulino, 1986.

Publicado

2017-07-31

Cómo citar

BRONDANI, J. A. LA MÁSCARA Y LA SOMBRA: ESCENARIO Y VIDA. Arte de la Escena, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 021–042, 2017. DOI: 10.5216/ac.v3i1.46181. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/46181. Acesso em: 27 jul. 2024.