A MÁSCARA E A SOMBRA: PALCO E VIDA
DOI :
https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46181Mots-clés :
Máscara, Mulher, Feminismo, Máscara Física, Commedia dell’ArteRésumé
O texto traz um passeio pelas máscaras femininas da commedia dell’arte e relata alguns aspectos biográficos das atrizes deste teatro, para, então, realizar uma reflexão sobre a condição da mulher na Idade Média e Renascimento. Porém, na medida em que a reflexão sobre a mulher atriz no medievo avança, percebe-se que muitos dos valores ditos morais aplicados na época para perseguirem, julgarem e condenarem tais mulheres, permanecem latentes na sociedade de hoje.
Téléchargements
Références
AUGRAS, Monique. Imaginário da magia: magia do imaginário. Petrópolis-RJ, Vozes e Editora da PUC, 2009.
AMORÒS, Célia. (Org.) Feminismo y Filosofia. Madrid, Editorial Sinteses, 2000.
ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Trad. André Duarte. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 1994.
BALANDIER, Georges. Le pouvoir sur scènes. Paris/FR, Fayard, 2006.
CONTIN, Claudia. Gli Abitanti di Arlecchinia. Favole didattiche sull’arte dell’attore. Pasian di Prato (UD)-IT, Campanotto Editore, 1999.
DELEUZE, Gilles. Empirismo e Subjetividade. Ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. Trad. Luiz B. L. Orlandi. 2ª ed. RJ, Editora 34, 2008.
FOUCAULT, Michel. Michel Foucault, uma entrevista: sexo, poder e a política da identidade... Trad. (do francês) NASCIMENTO, Wanderson Flor. In Verve 5. São Paulo-SP, PUC, fev. 2004. P. 260-277.
FAUCOULT, Michel. História da Sexualidade. A vontade de saber. Vol.1. Rio de Janeiro, Graal, 1998.
GINZBURG, Carlo. Storia Notturna. Una decifrazione del Sabba. Torino-IT, Giulio Einaudi editore s.p.a, 2008.
GOODOY, Jack. O mito, o ritual e o oral. Trad. Vera Joscelyne. Petrópolis-RJ, Vozes, 2012.
LAGOS, Nilza de Meneses Lino. Arreda homem que lá vem mulher... Representações de gênero nas manifestações da Pombagira. Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião, Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 2007.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. 6ªed. Petrópolis-RJ, Vozes, 2003.
REIS, Angela. Cinira Polonio, a divette carioca: estudo da imagem pública e do trabalho de uma atriz no teatro Brasileiro da virada do século XIX. Rio de Janeiro/RJ, Arquivo Nacional, 1999.
TESSARI, Roberto. Entrevista a Joice Aglae Brondani. Repertório. N.26, p. 173-184. Salvador, UFBA/PPGAC, 2016.
TESSARI, Roberto. Commedia dell'Arte e rituais não cristãos. Trad. Joice Aglae Brondani. In. Scambio dell’arte: Commedia dell’arte e Cavalo Marinho. Teatro-Máscara-Ritual. Interculturalidades. (Org.) BRONDANI, Joice Aglae. Salvador, Fast Design, 2013.
TESSARI, Roberto. Commedia dell’Arte: La Maschera e l’Ombra. Milano, Mursia, 1981.
TURNER, Victor. Dal rito al teatro. Trad. Paola Capriolo. Bologna-IT, Società Editrice il Mulino, 1986.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.