Vol. 3 No. 1 (2017): v. 3, n. 1 - MOTIM - Mito, Rito e Cartografias Femininas nas Artes da Cena

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No MOTIM, os campos colaborativos do mito e do rito, rechaçados pelas ciências duras e pelas artes formalistas ganham discussões. Estes eixos de pesquisa acabam por fomentar coletivos de artistas atrelados a processos autorais, partindo de mitologias pessoais para criação, assim como investigação de contextos de alteridade, que dialogam com camadas de pessoalidade. Por sua vez, esse alcance do que é pessoal na produção artística, em especial, na produção artística de mulheres, galga seu aspecto político e público, com inspiração feminista no trato dos mais variados temas. Neste número da Revista Arte da Cena, o periódico se dedicado aos engendramentos da pesquisa e da produção artística movidas por mulheres, artigos que pudessem revelar as estratégias de criação cênica e os impulsos reflexivos de pesquisadoras em recantos diversos do território nacional.
Published: 2017-07-31

Expediente

Thematic Dossier

  • WHY DO WE PERFORMANCE AND FEMINIST ACTIVISM?

    Stela Fischer
    008-020
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46166
  • A MÁSCARA E A SOMBRA: PALCO E VIDA

    Joice Aglae Brondani
    021-042
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46181
  • O CORPO BANDEIRA - SUJEITO FEMININO, OBJETO DE ARTE

    Brisa Rodrigues
    043-054
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46634
  • Witches, Saints, Crackpots, Hags, Girls, Beautiful, Coy and Housewifely: Representations and womanly imaginary of media discourses on acting

    Jussyanne Rodrigues Emidio
    055-070
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46182
  • The Performance Communion in Thérèse

    Karla Lidiane Costa Martins Silva
    071-084
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46668
  • MEDUSA TO REVERSE: A JOURNEY BETWEEN MYTHS, STONES AND DANCES

    Kamilla Mesquita Oliveira
    085-107
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.44910
  • LUA CAMBARÁ: A POETIC EXERCISE OF SCIENTIFIC CREATION.

    Inácia Rita Maria Larissa Barros de Santana
    108-127
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46155
  • IYABÁS ON THE SCENE: THE TRANSIT AND THE REPRESENTATIONS OF THE FEMININE DIVINITIES OF THE CANDOMBLÉ

    DANIELA BENY POLITO MORAES, TEODORA DE ARAÚJO ALVES
    128-142
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46179

Varied Themes

  • A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE

    Pedro Eduardo da Silva
    143-162
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.43583
  • BERTOLT BRECHT AND THE POPULAR COMMIT KARL VALENTIN - PRINCIPLES OF BUFFONARIA FOR A CRITICAL PERFORMANCE

    Vanessa Benites Bordin
    163-179
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.43346
  • MIRROR OF THE CATHEDRAL: REFLECTIONS OF THE POLITICIAN IN ‘A GRANDE REVISTA À PORTUGUESA’

    Sílvia Alexandra Raposo
    180-203
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.44524