BERTOLT BRECHT E O CÔMICO POPULAR KARL VALENTIN – PRINCÍPIOS DA BUFONARIA PARA UMA ATUAÇÃO CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.43346Palavras-chave:
bufonaria, crítica social, trabalho do ator, Karl ValentinResumo
Neste artigo analisa-se como Bertolt Brecht se apropria dos elementos característicos da bufonaria a partir de sua vivência prática ao lado do cômico popular Karl Valentin para pensar técnicas para o ator de seu teatro, um teatro que almeja a transformação social. Essa análise surge a partir de reflexões dentro de uma pesquisa que se desenvolve desde a graduação em Teatro, e que, atualmente, vem ganhando maiores dimensões no doutorado e docência, permeando os estudos e práticas com o bufão que tem como eixo a relação entre a prática artística e política do ator que busca no humor uma possibilidade criativa na tentativa de realizar a crítica social, ou ainda, abrir espaço de debate sobre questões políticas que acredita pertinentes de reflexão. Para tanto, busca-se referências de atores cômicos, que utilizam elementos da bufonaria e do humor em suas práticas cênicas para realizarem a crítica social, tentando compreender como se opera na prática esse jogo cômico que visa a denúncia.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 3° edição, 1996.
BATTISTELLA, Roseli Maria. O Jovem Brecht e Karl Valentin: A cena cômica na República de Weimar. Universidade do Estado de Santa Catarina, 2007. Dissertação (Mestrado em Teatro).
BERGSON, Henri. O Riso. Ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2° Ed. 1983.
BORNHEIM, Gerd. Brecht: A Estética do Teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
BRECHT, Bertolt. A Compra do Latão. Lisboa: Vega, 1999.
_______________Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
COELHO, Teixeira. A Cultura e seu contrário. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2008.
LOPES, Elisabeth Silva. A blasfêmia, o prazer e o incorreto. Revista Sala Preta. São Paulo (USP), v.5, p. 9-21, 2005.
LOPES, Elisabeth Silva. Ainda é Tempo de Bufões. Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2001. Tese (Doutorado em Artes Cênicas).
MINOIS, George. História do Riso e do Escárnio. São Paulo: UNESP, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.