BERTOLT BRECHT E O CÔMICO POPULAR KARL VALENTIN – PRINCÍPIOS DA BUFONARIA PARA UMA ATUAÇÃO CRÍTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.43346

Palabras clave:

bufonaria, crítica social, trabalho do ator, Karl Valentin

Resumen

Neste artigo analisa-se como Bertolt Brecht se apropria dos elementos característicos da bufonaria a partir de sua vivência prática ao lado do cômico popular Karl Valentin para pensar técnicas para o ator de seu teatro, um teatro que almeja a transformação social. Essa análise surge a partir de reflexões dentro de uma pesquisa que se desenvolve desde a graduação em Teatro, e que, atualmente, vem ganhando maiores dimensões no doutorado e docência, permeando os estudos e práticas com o bufão que tem como eixo a relação entre a prática artística e política do ator que busca no humor uma possibilidade criativa na tentativa de realizar a crítica social, ou ainda, abrir espaço de debate sobre questões políticas que acredita pertinentes de reflexão. Para tanto, busca-se referências de atores cômicos, que utilizam elementos da bufonaria e do humor em suas práticas cênicas para realizarem a crítica social, tentando compreender como se opera na prática esse jogo cômico que visa a denúncia.

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Biografía del autor/a

Vanessa Benites Bordin, Universidade de São Paulo e Universidade do Estado do Amazonas.

Atriz, bacharel em Artes Cênicas pela UFSM, mestra e doutoranda em Artes Cênicas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, professora assistente do curso de Teatro da Univerdidade do Estado do Amazonas e integrante do grupo de pesquisa CNPQ Tabihuni.

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Publicado

2017-07-31

Cómo citar

BORDIN, V. B. BERTOLT BRECHT E O CÔMICO POPULAR KARL VALENTIN – PRINCÍPIOS DA BUFONARIA PARA UMA ATUAÇÃO CRÍTICA. Arte de la Escena, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 163–179, 2017. DOI: 10.5216/ac.v3i1.43346. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43346. Acesso em: 23 nov. 2024.