LUA CAMBARÁ: UM EXERCÍCIO POÉTICO DE CRIAÇÃO CÊNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46155

Palavras-chave:

Literatura brasileira, Lua Cambará, arquétipo, criação cênica, processo criativo.

Resumo

Este artigo trata de uma investigação em processo sobre a construção da personagem Lua Cambará.  O contexto do conto Lua Cambará, de Ronaldo Correia Brito, surge como material para a composição de cenas, em que a personagem central, Lua Cambará, ainda em latência e desejo, vem sendo esboçada a partir da noção de arquétipo em Jung; compreendendo arquétipo enquanto estímulo imagético e de ação para a criação cênica, de modo a utilizar estímulos extraídos do próprio conto para a criação. A partir de três exercícios: laboratório, oficina e passeio, como pontapé inicial, algumas reflexões estão surgindo sobre a personagem, cujas camadas estão sendo compreendidas como um aspecto tríplice que encarna qualidades dos arquétipos de Oxum, Yansã e Nanã. Este artigo, portanto é um primeiro exercício de análise sobre a personagem Lua Cambará e o modo de criação que situa esta numa abordagem arquetípica. 

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Biografia do Autor

Inácia Rita Maria Larissa Barros de Santana, Universidade Estadual de Campinas.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes da cena, na Universidade Estadual de Campinas. Graduada no curso de Bacharelado em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Graduada em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira (2009), com habilitação em português e inglês. É Atriz profissional, dançarina, poetiza, brincante e pesquisadora da cultura popular brasileira.

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Publicado

2017-07-31

Como Citar

BARROS DE SANTANA, I. R. M. L. LUA CAMBARÁ: UM EXERCÍCIO POÉTICO DE CRIAÇÃO CÊNICA. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 3, n. 1, p. 108–127, 2017. DOI: 10.5216/ac.v3i1.46155. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/46155. Acesso em: 5 maio. 2024.