O ESPELHO DA CATEDRAL: REFLEXOS DO POLÍTICO EM “A GRANDE REVISTA À PORTUGUESA”
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.44524Palavras-chave:
Agência, Política, Resistência, Teatro de RevistaResumo
O presente artigo visa analisar a instrumentalização do Teatro de Revista português com vista à resistência e agência social. Analisa-se a relação entre o artístico e o político à luz dos conceitos de agência social e resistência política. Neste sentido refletir-se-á sobre a poética dramatúrgica como instrumento de resistência, através da análise discursiva, e colocar-se-ão as rábulas socio-políticas no centro da discussão dos conceitos de heterotopia de resistência e poesia do espaço. Ir-se-á, inclusive, pôr em evidência o que leva a que os grupos subalternos assumam estas agências culturais. Este artigo serve-se de uma metodologia qualitativa para compreender todas estas questões, cruzando teoria e empiria.
Downloads
Referências
Instrumentalização, Arte, Política e Resistência
ASSUNÇÃO GATO, Maria, et al (2013). “Hoje somos nós os escultores!” Agencialidade e arte pública participada em Almada, em Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 2, No 1. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/cadernosaa/article/view/6723?.
CHAGAS, Pedro Dolabela (2005). Arte e política: o quadro normativo e a sua reversão. Kriterion, Belo Horizonte, nº 112, pp. 367-381. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-512X2005000200019.
CEDEÑO, Janneth (2010). Arte y política. Entre propaganda y resistência. Anuario colombiano de historia social y de la cultura, vol. 37, n.º 2 – 2010, ISSN 0120-2456, Bogotá - Colombia, págs. 221-243. Disponível em: http://www.revistas.unal.edu.co/index.php/achsc/article/download/19189/20133.
CENTENO, Maria João (2012). As Organizações Culturais e o Espaço Público, A Experiência da Rede Nacional de Teatros e Cineteatros. Lisboa: Edições Colibri.
CORREAL, Diana, 2006, “Aquí fue Troya” – Women, Theater and Cultural Agencies, Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, No.5: 193-208. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/396/39600510.pdf.
CSORDAS, Thomas (2008). "A Corporeidade como um Paradigma para a Antropologia", em Corpo/significado/cura. Porto Alegre: Editora UFRGS.
FIGUEIREDO, Cláudia (2011). Arte, Redenção e Transformação: a experiência da Sociedade Teatro Livre. Dissertação (Mestrado em História Contemporânea) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, 144 f. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/7062.
FONSECA, Isabel (2006). “Estratégias de Comunicação do MST para se inserir na Esfera Pública” em Revista Brasileira de Inovação Científica em Comunicação, Vol. 1, No 2, p. 02-18, Maio (de 2006). Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/inovcom/article/view/314/306.
FOUCAULT, Michel. “Of other spaces”. In: Architecture, Mouvement, Continuité, n°5, outubro 1984, pp. 46-49. Disponível em: http://analobocrispi.files.wordpress.com/2009/05/michelfoucaultheterot_carmela.pdf.
NEVES, Maria Eduarda (2013). “Arte e Utopia: a lição das sereias”, em Colóquio Arte e Utopia, Lisboa: IHA/FCSH-UNL, Outubro.
OLIVEIRA, Patrícia (2011). Política e arte: desvios, leituras e emergências. Dissertação (Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, 122 f. Disponível em: http://run.unl.pt/bitstream/10362/6958/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%2520de%2520Mestrado%5B1%5D.pdf.
PARANHOS, Kátia (2012) Cruzando os mares: os grupos Opinião e Teatro Moderno de Lisboa – resistência e contestação político-cultural na década de 1960, Est. Hist., Rio de Janeiro, vol. 25, nº 49, pp. 31-49. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/viewFile/3756/2830.
PÊCHEUX, M. (2011). Análise do Discurso. Campinas: Pontes. Disponível em:
____________. (2009). Semântica e Discurso. Campinas: Unicamp. Disponível em: http://www.4shared.com/web/preview/doc/pHckc_yQ.
SAMARA, Maria Alice Dias de Albergaria (2010). As repúblicas da répública. Históra, cultura política e republicanismo. Dissertação (Doutoramento em História Contemporânea Institucional e Política de Portugal) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, 432 f, pp. 195-196; 204-208. Disponível em linha: .
SCOTT, J. (1985), Weapons of the Weak: Everyday forms of peasant resistance, Journal of Peasant Studies, 13 (2), pp. 5-35.
_________ (1990), Los dominados y el arte de la resistência. México: Era.
SCHECHNER, Richard (1985). Between Theater and Anthropology. Philadelphia: University of Pennsylvania Press.
Acção e agência social
BUENO, Marcos (2002). “As teorias de motivação humana e sua contribuição para a empresa humanizada: um tributo a Abraham Maslow”. In Revista do Centro de Ensino Superior de Catalão - CESUC - Ano IV - nº 06 - 1º Semestre. Disponível em: http://tupi.fisica.ufmg.br/~michel/docs/Artigos_e_textos/Motivacao/009%20-%20As%20teorias%20de%20motiva%E7%E3o%20humana%20e%20sua%20contribui%E7%E3o%20para%20a%20empresa%20humanizada.pdf.
CADILHA, Susana (2011). Acção e Ética - Conversas sobre a racionalidade prática. Lisboa, Colibri, pp. 65- 83. Disponível em: http://foundationsoftheself.squarespace.com/storage/Limites%20da%20racionalidade%20racionalidade%20motivada%20e%20emoes.pdf.
MAHMOOD, Saba (2005). “Teoria feminista, agência e sujeito liberatório: algumas reflexões sobre o revivalismo islâmico no Egipto”. Etnográfica. 2006.X,Nº1.
SZTOMPKA,P. (1998), A Sociologia da Mudança Social, Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira.
História do Teatro e da Revista
BRAGA, Teófilo (1870). História do Teatro Português. Porto: Imprensa portuguesa editora.
MARQUES, Daniel (2001). “Teatro de intervenção: Um resgate necessário (o teatro de revista e a política)”. Em Trans/Form/Ação, São Paulo, 24: 41-46.
OLIVEIRA, Francisco de (1993). "Teatro e poder na Grécia", em HVMANITAS — Vol XLV. Acedido a 25 de Maio de 2014. Disponível em: http://www.uc.pt/fluc/eclassicos/publicacoes/ficheiros/humanitas45/04_Oliveira.pdf
REBELLO, Luís Francisco (1985). História do Teatro de Revista em Portugal II. Da república até hoje. Edição/reimpressão: 1985. Páginas: 336. Editor: Dom Quixote.
RODRIGUES, Pedro Alexandre (2007). Ernesto Rodrigues, um homem do teatro na I República. Dissertação (Mestrado em História e Cultura Europeia Contemporâneas) - Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Portugal, 201 f, p. 7-57. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/414/1/15989_Ernesto%2520Rodrigues%2520Um%2520Homem%2520do%2520Teatro%2520na%2520I%2520Rep00FAiblica%2520%28Vers00E3o.pdf
VENEZIANO, Neyde (1991). O Teatro de Revista no Brasil – Dramaturgia e Convenções. SP. Campinas: UNICAMP.
Sobre a Máscara e o Riso:
BAKHTIN, M. M (1999). A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec. Disponível em: http://meridianum.paginas.ufsc.br/files/2010/12/BAKHTIN-Mikhail.-A-cultura-popular-na-idade-m%C3%A9dia-e-no-renascimento-o-contexto-de-Francois-rabelais.pdf.
GODINHO, Paula (2011). "Máscaras Transmontanas em Quatro Tempos". Em Máscaras, Mistérios e Segredos, Lisboa, Edições Colibri.
LOURENÇO, Frank (2009). "O pré-teatro e a função da máscara" in Revista do Lume, nº 07, Russas, Ceará, Brasil. Disponível em: http://oficarte-teatroecia.blogspot.pt/2009/05/o-pre-teatro-e-funcao-da-mascara-o-fogo.html.
PEREIRA, Luana Mara (2010). Choice of Masks: reflections on the show O Amargo Santo da Purificação the Tribe of Actuators “Ói Nóis Aqui Traveiz”. Dissertação - Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina , Brasil, 14f. Disponível em: http://www.ceart.udesc.br/dapesquisa/edicoes_anteriores/7/files/2010/CENICAS-06Luana.pdf.
ROLFE, Bari (1977). Behind the mask. Oakland, Persona Products, p. 34.
Bibliografia metodológica:
BEAUD, S.; WEBER, F. (2007). “Escolher um tema e um campo” em Guia para a Pesquisa de Campo. Produzir e Analisar dados etnográficos, Petrópolis, Vozes, pp. 21-43.
BOURDIEU, P. (1989). “Introdução a uma sociologia reflexiva” em Poder Simbólico, Lisboa, Difel, pp. 17-58.
BURGESS; R., (1997). “As entrevistas como conversas” in A Pesquisa de Terreno, Lisboa Celta pp., 111-133.
_____________ (1997 [1984]), «Registar e analisar a informação de campo“ in A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução, Lisboa, Celta, pp. 181-200.
DAMATTA, Roberto (1978). “O Ofício de Etnólogo, ou como Ter Anthropological Blues”. Em Boltetim do Museu Nacional - Nova Série, n. 27, Maio. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/51433408/DAMATTA-Roberto-O-oficio-de-etnologo-ou-como-ter-anthropological-blues.
EVANS-PRITCHARD, E.E. (1991 [1937]), “Some Reminiscences and Reflections on Fieldwork” em Witchcraft, Oracles and Magic Among the Azande. Oxford, Clarendon Press, pp. 240-254.
MALINOWSKI, B. (1997). “Introdução: objecto, método e alcance desta investigação” em Os Argonautas do Pacífico Ocidental. Ethnologia, n.s., nº6-8, pp.17-37. Disponível em: http://www.moodle.ufba.br/file.php/12439/textos_complementares/Bronislaw_Malinowski_Os_argonautas_do_Pacifico_Ocidental.pdf.
SPRADLEY, J. (1979). The ethnographic interview. New York, NY: Holt.
_____________(1980). Participant Observation , EUA, Harcourt Brace College Publishers,
pp.26-35.
Grande Revista à Portuguesa
BARTOLOMEU COSTA, Tiago. “Muitas vezes pensei que era a última peça”, em Público [Internet]. Lisboa: Público Comunicação Social SA; 14 de Agosto de 2013; acedido a 16 de Maio de 2014. Disponível em: http://ipsilon.publico.pt/teatro/entrevista.aspx?id=323961
LA FÉRIA, Filipe (2013). "Programa da Grande Revista à Portuguesa", em Filipe La Féria [Internet] ; Atualizado em 2014; Consultado a 11 de Maio de 2014. Disponível em: http://www.filipelaferia.pt/NOTICIAS/GRP/Grande%20revista%20a%20Portuguesa.Press10.01.2014.pdf.
Notícias:
DIÁRIO DE NOTÍCIAS. "Governo trava peça de teatro", em Diário de Notícias - Gente [Internet]. Lisboa: [s.a.]. 24 de Julho de 2010; [Acedido a 23 de Maio de 2014]. Disponível em: http://www.dn.pt/gente/interior.aspx?content_id=1625703
ESQUERDA.NET. "Governo angolano censura peça de teatro pelo seu conteúdo político", em Esquerda.net [Internet]. Lisboa: [s.a.]. 19 de Maio de 2014; [Acedido a 23 de Maio de 2014]. Disponível em: http://www.esquerda.net/artigo/governo-angolano-censura-peca-de-teatro-pelo-seu-conteudo-politico/32729
LUSA. "Ossos e coelho esfolado na primeira manifestação no Porto", em Correio da Manhã [Internet]. Lisboa: Presslivre, S.A.. 13 de Outubro 2012; [Acedido a 23 de Maio de 2014]. Disponível em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/cultura/ossos-e-coelho-esfolado-na-primeira-manifestacao-no-porto
Outras obras citadas:
BAKHTIN, M. (1997). Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 8ª ed. São Paulo; Hucitec.
CAMPOS, Haroldo de (1982). Maiakóvski - Poemas, Editora Perspectiva.
CHARTIER, Roger (1995)."Cultura popular: revisitando um conceito historiográfico”. Em Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 8, n . 16, p.179-192. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAZaIAL/cultura-popular-roger-chartier.
GREINKE, Russel (2007). “Art Is Not a Mirror to Reflect Reality, but a Hammer to Shape It”, in The Alan Review, Vol. 34, nª 3. Disponível em: http://scholar.lib.vt.edu/ejournals/ALAN/v34n3/greinke.pdf.
HENRIQUES DA SILVA, Raquel (2005). “O ZÉ POVINHO DE RAFAEL BORDALO PINHEIRO: Uma iconologia de ambivalência”, em Revista de História da Arte, Vol. 3, nº11.
PICON-VALLIN, Béatrice (2012). Uma verdadeira máscara não esconde, ela torna visível. Sala Preta, Brasil, v. 12, n. 2, p. 154-175. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57495.
SARAMAGO, José (1995). Ensaio sobre a cegueira. Lisboa: Editorial Caminho.
VAN GENNEP, Arnold (1978). Os ritos de passagem (Apresentação de Roberto da Matta), Petrópolis:Vozes, p. 9-33.
Entrevistas presenciais:
BRILHANTE, Maria João. Resistências na 5ª arte da actualidade. Lisboa, Universidade de Lisboa, 02 de Novembro de 2013. Entrevista concedida a Sílvia Gomes e Mónica Gomes.
CASTRO, Ricardo. O Fado no Teatro de Revista. Lisboa, Teatro Politeama, 15 de Novembro de 2013. 1 Ficheiro. MP3 (49 min.) e 1 Ficheiro. MOV (00:01:39 min.). Entrevista concedida a Sílvia Gomes e Inês Marques. [Anexo 8]
FERREIRA, José Luís. A instrumentalização do teatro. Lisboa, São Luiz Teatro Municipal, 04 de Novembro de 2013. 6 Ficheiros .MOV (42 min.). Entrevista concedida a Sílvia Gomes e Inês Marques.
GENTIL, Lenita. O Fado. Casa de fados “O Faia”, Bairro Alto, 29 de Outubro de 2013. 6 Ficheiros. MOV (25 min.). Entrevista concedida a Sílvia Gomes.
GOMES, Mónica. O Teatro como instrumento de resistência. Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 23 de Maio de 2014. Entrevista concedida a Sílvia Gomes
GUERREIRO, Anita. A instrumentalização do teatro. Lisboa, Praça Luís de Camões, 01 de Novembro de 2013. 3 Ficheiros. MOV (40 min.). Entrevista concedida a Sílvia Gomes e Inês Marques.
SARAIVA, Nuno e Clara. O Fado no Teatro de Revista. Lisboa, Olaias, 16 de Abril de 2014. 1 Ficheiro. WAV (01:17:00 min.) e 1 Ficheiro. MOV (01:15: 00 min.). Entrevista concedida a Sílvia Gomes e Inês Marques.
TEIXEIRA, Vitorino. O Fado. Odivelas, Bairro Novo do Trigache, 28 de Setembro de 2013. 1 Ficheiro. MOV (10 min.). Entrevista concedida a Sílvia Gomes.
Entrevistas em linha:
COELHO, Manuel. Solicito a sua ajuda e conhecimentos em Gmail: e-mail do Google [em linha]. Lisboa: 27 de Outubro de 2013. Entrevista concedida a Sílvia Gomes.
MARTO, Inês. A Revista como forma de resistência em Gmail: e-mail do Google [em linha]. Lisboa: 27 de Outubro de 2013. Entrevista concedida a Sílvia Gomes.
MÓNICA, Vera. Solicito a sua cooperação em Gmail: e-mail do Google [em linha]. Lisboa: 28 de Outubro de 2013. Entrevista concedida a Sílvia Gomes.
SANTOS, Marlene. A Revista como forma de resistência em Gmail: e-mail do Google [em linha]. Lisboa: 27 de Outubro de 2013. Entrevista concedida a Sílvia Gomes.
RENDAS, Hugo. O Fado no Teatro em Gmail: e-mail do Google [em linha]. Lisboa: 09 de Novembro de 2013. Entrevista concedida a Sílvia Gomes e Inês Marques.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.