A COMUNHÃO PERFORMÁTICA EM THÉRÈSE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46668Palavras-chave:
Santa Teresinha, Mito, Rito, Performance, Sagrado, Mitodologia em Arte, Artetnografia.Resumo
Este artigo apresenta um breve relato de experiência sobre a comunhão performática em Thérèse, que integra a pesquisa encampada pela artista-pesquisadora Karla Martins acerca do seu mito-guia Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, desenvolvida durante o mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Para tal construção, lançou-se mão da Mitodologia em Arte e da Artetnografia, práticas/conceitos capitaneados pela Prof. Ph.D. Luciana Lyra (UERJ / UFRN), que, por sua vez, estão ligados aos campos da Antropologia da Experiência (Antropologia da Performance), do antropólogo Victor Turner, e da Antropologia do Imaginário, do sociólogo Gilbert Durand. A presente tessitura trafega sobre os solos do mito, rito, sagrado, arte e performance.
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