A COMUNHÃO PERFORMÁTICA EM THÉRÈSE

Autores

  • Karla Lidiane Costa Martins Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.46668

Palavras-chave:

Santa Teresinha, Mito, Rito, Performance, Sagrado, Mitodologia em Arte, Artetnografia.

Resumo

Este artigo apresenta um breve relato de experiência sobre a comunhão performática em Thérèse, que integra a pesquisa encampada pela artista-pesquisadora Karla Martins acerca do seu mito-guia Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, desenvolvida durante o mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Para tal construção, lançou-se mão da Mitodologia em Arte e da Artetnografia, práticas/conceitos capitaneados pela Prof. Ph.D. Luciana Lyra (UERJ / UFRN), que, por sua vez, estão ligados aos campos da Antropologia da Experiência (Antropologia da Performance), do antropólogo Victor Turner, e da Antropologia do Imaginário, do sociólogo Gilbert Durand. A presente tessitura trafega sobre os solos do mito, rito, sagrado, arte e performance.

 

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Biografia do Autor

Karla Lidiane Costa Martins Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Especialista em Gestão e Produção Cultural pela Faculdade Frassinetti do Recife e Graduada na Licenciatura em Artes cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2017-07-31

Como Citar

COSTA MARTINS SILVA, K. L. A COMUNHÃO PERFORMÁTICA EM THÉRÈSE. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 3, n. 1, p. 071–084, 2017. DOI: 10.5216/ac.v3i1.46668. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/46668. Acesso em: 2 maio. 2024.