A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.43583

Palavras-chave:

Palhaço, formação, treinamento, clown, circo

Resumo

As carreiras de dois palhaços circenses: Roger Avanzi e Arlindo Pimenta, servem como guia para observarmos como a educação corporal se desenvolveu no circo brasileiro por meio do exercício da acrobacia, da máscara simbolizada pelo nariz vermelho, da mímica e por meio da vocalidade.

Na transversalidade das experiências narradas, pode-se captar a importância da teatralidade adquirida no ambiente circense por meio do circo-teatro e transposta para a dramaturgia do palhaço que se manifesta na expressão corporal.

São expostas informações sobre algumas sistematizações que se repetem por meio da tradição oral e que se apoiam na ambiência e cotidiano dos circos de famílias itinerantes, nos quais Avanzi e Pimenta estruturaram suas carreiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Eduardo da Silva, UNESP IA

Pedro Eduardo da Silva, 52 anos, inicia sua carreira em 1982 como ator no teatro amador. É palhaço, diretor, produtor, iluminador, cenógrafo, sonoplasta e professor. Doutorando e Mestre em artes pela UNESP, pós-graduado em Docência no Ensino Superior e com Licenciatura em teatro.

Referências

Livros

AVANZI, Roger & TAMAOKI, Verônica. Circo Nerino. São Paulo: Pindorama Circus: Códex, 2004.

BAKHTIN, M. M. Cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Brasília: Hucitec, 1987.

BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: UNESP, 2003.

_______. Circos e Palhaços Brasileiros. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2007.

FABBRI, J., SALLÉE, A. (Org.) Clowns ? farceurs. Paris: Bordas, 1982.

FELLINI, Federico. Fellini por Fellini - Vida, obra e paixões do grande cineasta, contadas por ele mesmo. 2ª edição. Porto Alegre: Editora L&PM, 1993.

FO, Dario. Manual Mínimo do Ator. Organização de Franca Rame, tradução de Lucas Baldovino e Carlos David Szlak. 2ª edição. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 1999.

FONSECA, M.A. Palhaço da burguesia. Serafim Ponte Grande, de Oswald de Andrade, e suas relações com o universo do circo. São Paulo: Polis, 1979.

LECOQ, Jacques. O corpo poético: Uma pedagogia da criação teatral. Tradução de Marcelo Gomes. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2010.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

SILVA, Ermínia. As múltiplas linguagens da teatralidade circense – Benjamim de Oliveira e o Circo-Teatro no Brasil no final do século XIX e início do XX. Tese (doutorado em história). Campinas: IFCH/UNICAMP, 2003.

SOUZA, Walter. A serragem do picadeiro nos programas de televisão: a contribuição de Arrelia. In: COSTA, Cristina (org.). Comunicação e Censura: o Circo-Teatro na produção cultural paulista de 1930 a 1970, São Paulo: Terceira Margem, 2006.

STEELE, H. Thomas. 1000 clowns more or less. The visual history of the american clown. Köln: Taschen, 2004.

THEBAS, Cláudio. O livro do palhaço. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2005.

VENEZIANO, N. A cena de Dario Fo: O exercício da imaginação. São Paulo: Editora Códex, 2003.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz – A “literatura” medieval. Tradução de Amálio pinheiro e Jerusa Pires Pinheiro. São Paulo: Companhia das letras, 1993.

Teses e Artigos

ALCOFORADO, Doralice F. X. Literatura oral e popular. In Boitatá – Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, número especial: ago-dez de 2008. Campinas: ANPOLL, 2008.

BOLOGNESI, M.F. A dramaturgia circense– entradas e reprises. In Anais do III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Florianópolis: ABRACE, 2003.

______Circo e teatro: aproximações e conflitos. In Sala Preta – Revista de Artes Cênicas. Nº6. São Paulo: ECA/USP, 2006.

______O clown e a dramaturgia. In Anais do IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: ABRACE, 2006.

FERRACINI, Renato. As setas longas do palhaço. In Sala Preta – Revista de Artes Cênicas. Nº6. São Paulo: ECA/USP, 2006.

FREIRE, Roberto. O palhaço o que é? In Realidade – Revista da editora Abril. Ano 1, nº 7. São Paulo, outubro de 1966.

MACARI, Maria Carolina. Tiros de movimento-imagem: estudo de um processo artístico e pedagógico de Cristiane Paoli Quito. Dissertação (Mestrado em artes) – UNESP, São Paulo, 2011.

MIMESSI, Carla. Memórias de um palhaço. In Revista Revide, Edição 696, Ano 28, nº 5, 7 de fevereiro de 2014, p.16-20. Ribeirão Preto: VIDE editorial revistas e periódicos, 2014.

PIMENTA, Daniele. Antenor Pimenta e o Circo-Teatro Rosário: uma história do Circo-Teatro no Brasil. Dissertação (mestrado em artes). São Paulo, ECA/USP, 2003.

_______ A dramaturgia circense: conformação, persistência e transformações. Tese (doutorado em artes) – UNICAMP, São Paulo, 2009.

PUCCETTI, Ricardo. O clown através da máscara: uma descrição metodológica. In Revista do LUME, nº 03/2000, Campinas, UNICAMP/LUME/COCEN, 2000.

SANTOS, Leslye Revely dos. A pedagogia das máscaras por Francesco Zigrino: uma influência no teatro de São Paulo na década de 80.Dissertação (Mestrado em artes) – UNESP, São Paulo, 2007.

SCALARI, Rodrigo. O jogo do carrasco, os princípios do mestre: aspectos metodológicos na pedagogia de Philippe Gaulier. In A Casa: Lamparina - Revista de Ensino de Teatro, volume 01, nº 02/2011, EBA/UFMG.

SOUZA, Cláudia F. V. O corpo cômico em jogo: um estudo acerca da improvisação do palhaço. Dissertação (Mestrado em artes) – UNESP, São Paulo, 2011.

Entrevistas

ALMEIDA, Cida. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. Paulo, 12 de julho de 2011.

ARGENTO, Gabriela. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 26 de julho de 2011.

AVANZI, Roger. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 29 de agosto de 2011.

BOLAFI, Cuca. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 27 de junho de 2011.

BOLOGNESI, Mario F. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 20 de junho de 2011.

CARVALHO, Val. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 27 de julho de 2011.

DORGAM, Bete. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 18 de julho de 2011.

FIRMINO, Heraldo. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 09 de junho de 2011.

PIMENTA, Tabajara. Entrevista concedida para este trabalho. Ribeirão Preto, 13 de janeiro de 2014.

PUCCETTI, Ricardo. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. Campinas, 21 de junho de 2011.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

DA SILVA, P. E. A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 3, n. 1, p. 143–162, 2017. DOI: 10.5216/ac.v3i1.43583. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43583. Acesso em: 28 maio. 2024.