A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ac.v3i1.43583

Mots-clés :

Palhaço, formação, treinamento, clown, circo

Résumé

As carreiras de dois palhaços circenses: Roger Avanzi e Arlindo Pimenta, servem como guia para observarmos como a educação corporal se desenvolveu no circo brasileiro por meio do exercício da acrobacia, da máscara simbolizada pelo nariz vermelho, da mímica e por meio da vocalidade.

Na transversalidade das experiências narradas, pode-se captar a importância da teatralidade adquirida no ambiente circense por meio do circo-teatro e transposta para a dramaturgia do palhaço que se manifesta na expressão corporal.

São expostas informações sobre algumas sistematizações que se repetem por meio da tradição oral e que se apoiam na ambiência e cotidiano dos circos de famílias itinerantes, nos quais Avanzi e Pimenta estruturaram suas carreiras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Pedro Eduardo da Silva, UNESP IA

Pedro Eduardo da Silva, 52 anos, inicia sua carreira em 1982 como ator no teatro amador. É palhaço, diretor, produtor, iluminador, cenógrafo, sonoplasta e professor. Doutorando e Mestre em artes pela UNESP, pós-graduado em Docência no Ensino Superior e com Licenciatura em teatro.

Références

Livros

AVANZI, Roger & TAMAOKI, Verônica. Circo Nerino. São Paulo: Pindorama Circus: Códex, 2004.

BAKHTIN, M. M. Cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Brasília: Hucitec, 1987.

BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: UNESP, 2003.

_______. Circos e Palhaços Brasileiros. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2007.

FABBRI, J., SALLÉE, A. (Org.) Clowns ? farceurs. Paris: Bordas, 1982.

FELLINI, Federico. Fellini por Fellini - Vida, obra e paixões do grande cineasta, contadas por ele mesmo. 2ª edição. Porto Alegre: Editora L&PM, 1993.

FO, Dario. Manual Mínimo do Ator. Organização de Franca Rame, tradução de Lucas Baldovino e Carlos David Szlak. 2ª edição. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 1999.

FONSECA, M.A. Palhaço da burguesia. Serafim Ponte Grande, de Oswald de Andrade, e suas relações com o universo do circo. São Paulo: Polis, 1979.

LECOQ, Jacques. O corpo poético: Uma pedagogia da criação teatral. Tradução de Marcelo Gomes. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2010.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

SILVA, Ermínia. As múltiplas linguagens da teatralidade circense – Benjamim de Oliveira e o Circo-Teatro no Brasil no final do século XIX e início do XX. Tese (doutorado em história). Campinas: IFCH/UNICAMP, 2003.

SOUZA, Walter. A serragem do picadeiro nos programas de televisão: a contribuição de Arrelia. In: COSTA, Cristina (org.). Comunicação e Censura: o Circo-Teatro na produção cultural paulista de 1930 a 1970, São Paulo: Terceira Margem, 2006.

STEELE, H. Thomas. 1000 clowns more or less. The visual history of the american clown. Köln: Taschen, 2004.

THEBAS, Cláudio. O livro do palhaço. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2005.

VENEZIANO, N. A cena de Dario Fo: O exercício da imaginação. São Paulo: Editora Códex, 2003.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz – A “literatura” medieval. Tradução de Amálio pinheiro e Jerusa Pires Pinheiro. São Paulo: Companhia das letras, 1993.

Teses e Artigos

ALCOFORADO, Doralice F. X. Literatura oral e popular. In Boitatá – Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, número especial: ago-dez de 2008. Campinas: ANPOLL, 2008.

BOLOGNESI, M.F. A dramaturgia circense– entradas e reprises. In Anais do III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Florianópolis: ABRACE, 2003.

______Circo e teatro: aproximações e conflitos. In Sala Preta – Revista de Artes Cênicas. Nº6. São Paulo: ECA/USP, 2006.

______O clown e a dramaturgia. In Anais do IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: ABRACE, 2006.

FERRACINI, Renato. As setas longas do palhaço. In Sala Preta – Revista de Artes Cênicas. Nº6. São Paulo: ECA/USP, 2006.

FREIRE, Roberto. O palhaço o que é? In Realidade – Revista da editora Abril. Ano 1, nº 7. São Paulo, outubro de 1966.

MACARI, Maria Carolina. Tiros de movimento-imagem: estudo de um processo artístico e pedagógico de Cristiane Paoli Quito. Dissertação (Mestrado em artes) – UNESP, São Paulo, 2011.

MIMESSI, Carla. Memórias de um palhaço. In Revista Revide, Edição 696, Ano 28, nº 5, 7 de fevereiro de 2014, p.16-20. Ribeirão Preto: VIDE editorial revistas e periódicos, 2014.

PIMENTA, Daniele. Antenor Pimenta e o Circo-Teatro Rosário: uma história do Circo-Teatro no Brasil. Dissertação (mestrado em artes). São Paulo, ECA/USP, 2003.

_______ A dramaturgia circense: conformação, persistência e transformações. Tese (doutorado em artes) – UNICAMP, São Paulo, 2009.

PUCCETTI, Ricardo. O clown através da máscara: uma descrição metodológica. In Revista do LUME, nº 03/2000, Campinas, UNICAMP/LUME/COCEN, 2000.

SANTOS, Leslye Revely dos. A pedagogia das máscaras por Francesco Zigrino: uma influência no teatro de São Paulo na década de 80.Dissertação (Mestrado em artes) – UNESP, São Paulo, 2007.

SCALARI, Rodrigo. O jogo do carrasco, os princípios do mestre: aspectos metodológicos na pedagogia de Philippe Gaulier. In A Casa: Lamparina - Revista de Ensino de Teatro, volume 01, nº 02/2011, EBA/UFMG.

SOUZA, Cláudia F. V. O corpo cômico em jogo: um estudo acerca da improvisação do palhaço. Dissertação (Mestrado em artes) – UNESP, São Paulo, 2011.

Entrevistas

ALMEIDA, Cida. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. Paulo, 12 de julho de 2011.

ARGENTO, Gabriela. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 26 de julho de 2011.

AVANZI, Roger. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 29 de agosto de 2011.

BOLAFI, Cuca. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 27 de junho de 2011.

BOLOGNESI, Mario F. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 20 de junho de 2011.

CARVALHO, Val. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 27 de julho de 2011.

DORGAM, Bete. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 18 de julho de 2011.

FIRMINO, Heraldo. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 09 de junho de 2011.

PIMENTA, Tabajara. Entrevista concedida para este trabalho. Ribeirão Preto, 13 de janeiro de 2014.

PUCCETTI, Ricardo. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. Campinas, 21 de junho de 2011.

Téléchargements

Publié-e

2017-07-31

Comment citer

DA SILVA, P. E. A ESTRUTURAÇÃO DA EXPRESSÃO CORPORAL DO PALHAÇO CIRCENSE. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 3, n. 1, p. 143–162, 2017. DOI: 10.5216/ac.v3i1.43583. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43583. Acesso em: 18 mai. 2024.