v. 32 n. 1 (2021): Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social

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Publicado: 2021-01-21

Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social

  • Aprender a Comprometerse

    Juan Miguel Batalloso Navas
    15-32
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67387
  • A ética como um princípio da justiça: uma abordagem transdisciplinar na escola

    Luiz Síveres, Lucicleide Araújo de Sousa Alves, Olzeni Leite Costa Ribeiro
    33-49
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67388
  • Construtos teóricos do saber da ética para uma pedagogia complexa

    Marilda Aparecida Behrens, Ricardo Antunes de Sá
    50-65
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67390
  • A experiência estética na docência: humanescer para a justiça social

    Maria Glória Dittrich, Vanderléa Meller
    66-85
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67391
  • Educação como prática social com justiça social: um olhar criativo, complexo e transdisciplinar

    João Henrique Suanno
    86-99
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67392
  • Prática pedagógica na perspectiva da complexidade: articulação entre educação matemática e educação para a vida

    Ettiène Guérios
    100-117
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67393
  • Creatividad y justicia social desde un enfoque de complejidad

    Jessica Cabrera Cuevas
    118-138
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67394
  • La sociedad creativa debe superar la distopía

    Francisco Menchén Bellón
    139-153
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67395
  • A formação humana na educação digital numa perspectiva moriniana

    Maria José de Pinho, Haleks Marques Silva, Lucia Gerbino, Jocyléia dos Santos Santana
    154-164
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67397
  • Práticas de aprendizagens integradoras no Ensino Superior como um direito de todos: análise das experiências de inclusão nos cursos de Psicologia na perspectiva da teoria da complexidade e da transdisciplinaridade

    Idenise Naiara Lima Soares, Maria Dolores Fortes Alves
    165-182
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67398
  • Educação e Estatística: uma proposta de abordagem transdisciplinar e emancipadora

    Uyara Soares Cavalcanti Teixeira, Ivone Garcia Barbosa, Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, Patricia Brieger Rocabado
    183-200
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67399
  • Criatividade e perspectivas globais: entre definições clássicas e contemporâneas

    Rejane Gomes Tavares, Marilza Vanessa Rosa Suanno
    201-218
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67400
  • Desenvolvimento social e alívio da pobreza no discurso do Banco Mundial: implicações para as políticas de formação de professores

    Anibal Correia Brito Neto
    219-240
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67401
  • A epistemologia de Humberto Maturana e suas implicações à formação de professores para o ensino de ciências

    Evandro Ghedin
    241-261
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67402
  • Significacion didactica y de impacto social de la conformacion del Comité Tecnico de Emergencias UMSA, durante la crisis del agua 2016 de La Paz, Bolivia

    Maria Nadiezda Otero Valle
    262-272
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67408
  • Visão sistêmica na Educação Básica: uma proposta de inclusão escolar

    Tomás Dias D'Abreu, Deise Nanci de Castro Mesquita
    273-292
    DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67410