Práticas de aprendizagens integradoras no Ensino Superior como um direito de todos: análise das experiências de inclusão nos cursos de Psicologia na perspectiva da teoria da complexidade e da transdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67398Resumo
A pesquisa explicitada neste artigo teve como objetivo geral investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas no curso de psicologia ofertado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e suas aproximações com as Práticas de Aprendizagem Integradoras trazidas por Alves (2016) que contribuem para um processo inclusivo que compreenda o sujeito para além de sua dimensão cognitiva. Metodologicamente tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista estruturada no qual foi aplicada com os professores de psicologia da UFAL. Os dados foram tratados com fundamento no arcabouço da análise de conteúdo e interpretado sob a luz do referencial teórico da complexidade, da transdisciplinaridade e das práticas de aprendizagens integradoras e inclusivas (PAII). Os conteúdos emergentes nas falas dos sujeitos da pesquisa se aproximam das PAII, visto que compartilham da percepção do sujeito para além de uma única dimensão. Apesar disso, nota-se a necessidade de ampliar estudos que se voltem para essa temática. Por fim, percebemos a abertura dos profissionais entrevistados para conhecer novas formas de ensinar e aprender utilizando a criatividade como subsídio fundamental na construção do conhecimento. Isso nos permite pensar sobre a existência de uma dedicação para realizar práticas pedagógicas as quais superam as estratégias tradicionais de ensino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-01-19
Como Citar
LIMA SOARES, I. N. .; FORTES ALVES, M. D. . Práticas de aprendizagens integradoras no Ensino Superior como um direito de todos: análise das experiências de inclusão nos cursos de Psicologia na perspectiva da teoria da complexidade e da transdisciplinaridade. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 165–182, 2021. DOI: 10.5216/rp.v32i1.67398. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67398. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).