Práticas de aprendizagens integradoras no Ensino Superior como um direito de todos: análise das experiências de inclusão nos cursos de Psicologia na perspectiva da teoria da complexidade e da transdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67398Resumen
A pesquisa explicitada neste artigo teve como objetivo geral investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas no curso de psicologia ofertado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e suas aproximações com as Práticas de Aprendizagem Integradoras trazidas por Alves (2016) que contribuem para um processo inclusivo que compreenda o sujeito para além de sua dimensão cognitiva. Metodologicamente tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista estruturada no qual foi aplicada com os professores de psicologia da UFAL. Os dados foram tratados com fundamento no arcabouço da análise de conteúdo e interpretado sob a luz do referencial teórico da complexidade, da transdisciplinaridade e das práticas de aprendizagens integradoras e inclusivas (PAII). Os conteúdos emergentes nas falas dos sujeitos da pesquisa se aproximam das PAII, visto que compartilham da percepção do sujeito para além de uma única dimensão. Apesar disso, nota-se a necessidade de ampliar estudos que se voltem para essa temática. Por fim, percebemos a abertura dos profissionais entrevistados para conhecer novas formas de ensinar e aprender utilizando a criatividade como subsídio fundamental na construção do conhecimento. Isso nos permite pensar sobre a existência de uma dedicação para realizar práticas pedagógicas as quais superam as estratégias tradicionais de ensino.Descargas
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Publicado
2021-01-19
Cómo citar
LIMA SOARES, I. N. .; FORTES ALVES, M. D. . Práticas de aprendizagens integradoras no Ensino Superior como um direito de todos: análise das experiências de inclusão nos cursos de Psicologia na perspectiva da teoria da complexidade e da transdisciplinaridade. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 165–182, 2021. DOI: 10.5216/rp.v32i1.67398. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67398. Acesso em: 19 dic. 2024.
Número
Sección
Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
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