Prática pedagógica na perspectiva da complexidade: articulação entre educação matemática e educação para a vida
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67393Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a prática pedagógica, vinculada a princípios educativos. Tem-se como pressuposto que a docência em matemática, em uma perspectiva de complexidade, pode colaborar para a promoção da autonomia, da cidadania e da justiça social. A abordagem teórica está assentada em dois eixos: educação para a cidadania, como processo educativo para a vida; educação matemática, como educação para a vida. O objeto de reflexão é a prática pedagógica em matemática de uma professora, em sua turma de 7ª ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Curitiba. A perspectiva da reflexão está assentada em ideias da complexidade e da transdisciplinaridade. A criatividade é o elemento articulador. Para tal, foram extraídas atividades por ela desenvolvidas e analisadas, sob o ponto de vista da criatividade didática e da perspicácia da docente, da criação ao desenvolvimento em sala de aula. Sob o ponto de vista dos alunos, foram analisadas as repercussões na aprendizagem matemática e educativa, na compreensão do mundo, em perspectiva planetária. Conclui-se com a defesa de que a aprendizagem conceitual de conteúdos curriculares e a formação educativa constituem um binômio em que uma significa a outra, que por sua vez, são pertinentes para uma escola criativa e transformadora.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-01-19
Como Citar
GUÉRIOS, E. . Prática pedagógica na perspectiva da complexidade: articulação entre educação matemática e educação para a vida. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 100–117, 2021. DOI: 10.5216/rp.v32i1.67393. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67393. Acesso em: 6 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).