A ética como um princípio da justiça: uma abordagem transdisciplinar na escola
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67388Resumo
Compreender a ética como um princípio da justiça, em um processo transdisciplinar educativo, é o foco desta reflexão. A experiência educacional está sendo implementada com base numa metodologia, que elegeu a ética como elemento central no percurso de desenvolvimento de crianças da educação infantil. Esse procedimento foi demarcado por uma dinâmica interativa que considerou a subjetividade, a intersubjetividade e a sociabilidade, dimensões estas que projetam a ética como um dinamismo transversal de fácil acessibilidade, quando trabalhado na espontaneidade da criança. Por isso, a finalidade é situar a ética como um princípio da justiça social, buscando compreendê-la enquanto dinamismo transdisciplinar em um projeto educacional da primeira infância. O pressuposto para o atendimento a essa finalidade parte da premissa de que educar para a justiça social requer uma virtude ética que seja capaz de desenvolver a consciência da dignidade humana e da transformação social. Concluiu-se, assim, que a educação infantil é um ambiente favorável para incorporar a ética no desenvolvimento das potencialidades, tendo como horizonte a formação de uma geração de jovens e adultos capazes de promover a responsabilidade para com o bem comum, construindo uma sociedade espiritualmente saudável e materialmente sustentável.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-01-19
Como Citar
SÍVERES, L. .; ARAÚJO DE SOUSA ALVES, L. .; LEITE COSTA RIBEIRO, O. . A ética como um princípio da justiça: uma abordagem transdisciplinar na escola . Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 33–49, 2021. DOI: 10.5216/rp.v32i1.67388. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67388. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).