A experiência estética na docência: humanescer para a justiça social
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v32i1.67391Resumo
O objetivo do estudo é compreender a experiência estética na docência para o desenvolvimento do humanescer tendo em vista a justiça social. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com base no método hermenêutico fenomenológico. Os sujeitos envolvidos foram discentes do curso de Educação Física, licenciatura, da UNIVALI. Este processo é no tempo e no espaço da docência profundamente educativo para o humanescer do discente e do docente, tendo em vista uma formação comprometida com a valorização do respeito e defesa à vida, na complexidade da tessitura do real na cultura contextual. Evidenciamos que na docência as experiências estéticas são fundamentais para promover processos de aprendizagens com desenvolvimento da criatividade do ser humano no seu sentir, pensar, agir e conviver. Na prática estética os processos sociais e criativos, impulsionaram o ser humano ao sublime no sentido da justiça social, considerando a corresponsabilidade e solidariedade nas relações transdisciplinares de saberes, pessoas, natureza e o transcendente. O envolvimento na condição de uma docência que prioriza a experiência estética colabora com o humanescer na existência e possibilita a conexão com o eu e com o outro nas aprendizagens e conquistas sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-01-19
Como Citar
DITTRICH, M. G. .; MELLER, V. . A experiência estética na docência: humanescer para a justiça social. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 66–85, 2021. DOI: 10.5216/rp.v32i1.67391. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/67391. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).