Análise Estratégica do Trabalho
Capa da Revista
PDF

Palavras-chave

Análise Estratégica do Trabalho
Educação profissional e tecnológica
Machine Learning
Processamento de linguagem natural
Mercado de Trabalho

Como Citar

RIBEIRO MELLO, I.; FERREIRA DA CRUZ, A.; PAULA PIMENTA, D.; FERREIRA DA CUNHA, M.; GABRIELE SILVA SILVEIRA, L. Análise Estratégica do Trabalho: uma abordagem inovadora para a gestão curricular na educação. Revista Contabilidade & Inovação, Goiânia, v. 1, n. 1, 2021. DOI: 10.56000/rci.v1i1.70758. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rci/article/view/70758. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Objetivo: Os avanços das tecnologias digitais transformam a sociedade sob vários aspectos. Por isso, além de observar as alterações nos hábitos sociais, é preciso avaliar de maneira intrínseca como as mudanças geradas por produtos, serviços e comportamentos também afetam questões políticas, econômicas e educacionais. A partir do conceito de Análise Estratégica do Trabalho, é possível avaliar cargos e funções em aberto no mercado de trabalho e contribuir estrategicamente para a formação e absorção dos egressos da Educação Profissional e Tecnológica. A análise também auxilia na compreensão das habilidades requeridas pelos empregadores em um mercado cada vez mais globalizado e sensível às novas tecnologias. Desse modo, a coleta e o processamento de dados a partir de códigos computacionais em Python 3 com aplicação de Machine Learning forneceram uma descrição global das vagas de trabalho para cada um dos eixos escolhidos. Esses dados demonstram/ Essa descrição demonstra como o uso estratégico das ferramentas digitais proporciona fornece informações relevantes sobre a oferta de vagas no mercado de trabalho goiano.

Método: Pesquisa quantitativa, descritiva, documental de fontes primárias, com utilização de técnicas de Machine Learning.

Principais Resultados: Geração de uma descrição global de trabalho para cada um dos eixos de Design & Cultura, Tecnologia e Negócios para a amostra de vagas coletadas no estado de Goiás.

Principais Contribuições: Proposição de um framework inovador para atualização dos currículos de formação educacional, visando a empregabilidade de egressos.

Palavras-chave: Análise Estratégica do Trabalho; Educação profissional e tecnológica; Machine Learning; Processamento de linguagem natural; Mercado de Trabalho

https://doi.org/10.56000/rci.v1i1.70758
PDF