Rastreabilidade Bovina

vantagens e desvantagens do SISBOV na percepção de produtores rurais de Goiás

Autores

  • Suyenne Merigui Universidade Estadual de Goiás
  • Luciana de Sousa Santos Universidade Estadual de Goiás
  • José Henrique da Silva Taveira Universidade Estadual de Goiás
  • Divina Aparecida Leonel Lunas Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.56000/rci.v1i1.72784

Palavras-chave:

agronegocio, rastreabilidade, pecuaria

Resumo

Objetivo: identificar a percepção dos produtores rurais de Goiás a respeito da rastreabilidade do rebanho com o uso do sistema SISBOV.

Método: pesquisa quantitativa por meio da aplicação de um questionário estruturado a um grupo de trinta produtores pecuaristas no ano de 2017, entre os meses de maio e junho.

Principais Resultados: As principais vantagens relatadas envolvem incrementos no valor da arroba vendida, bem como a possibilidade de organizar a gestão da propriedade. As desvantagens estão associadas à sensação de burocracia e falta de suporte técnico por parte dos gestores do SISBOV, principalmente na fase de implantação do programa.

Principais Contribuições: o presente trabalho sempre será uma ferramenta de conscientização para todos os portes de pecuaristas a curto, médio e longo prazo, quanto à importância da segurança alimentar da carne, bem como a valorização do produto através de sua rastreabilidade.

Palavras-chave: Agronegócio; Rastreabilidade; Pecuária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suyenne Merigui, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Goiás UEG. Pós graduação lato sensu em Gestão Financeira e Controladoria pela FacUniCamps em Goiânia. Pós graduação lato sensu em Gestão do Agronegócio e suas Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás UEG em Santa Helena de Goiás.

Luciana de Sousa Santos, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda em Ciências Contábeis, na linha de pesquisa de Contabilidade Financeira pela Universidade Federal de Goiás UFG; especialização em Gestão Estratégica no Agronegócio e suas Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás UEG (2017); especialização em Gestão de Pessoas pela FAR Faculdade Almeida Rodrigues (2010); graduação em Administração pela Universidade Estadual de Goiás (2009). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira. Atualmente atua como Analista de Gestão Governamental na Universidade Estadual de Goiás UEG na área de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Atuou como docente no Instituto Federal Goiano - Rio Verde Goiás (2018); atuando também como docente na Universidade Estadual de Goiás (2012-2017) e coordenadora do Curso de Administração na mesma Instituição (2018); atuou também como bolsista CAPES na modalidade de Tutora à Distância pelo Programa UAB na UEG (2019-2021)

José Henrique da Silva Taveira, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2006), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2009), doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2014) e pós-doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2015). Atualmente, atua como docente no curso de Engenharia Agrícola na Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Santa Helena de Goiás, com ênfase em processamento de produtos agrícolas, principalmente nos seguintes temas secagem e armazenagem de grãos, processamento de sementes. Atua também no programa de pós-graduação Mestrado Desenvolvimento Rural Sustentável da Unidade Universitária da Universidade Estadual de Goiás de São Luís dos Montes Belos.

Divina Aparecida Leonel Lunas, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação do Ensino Superior de Rio Verde (1993), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), doutorado em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP (2010) e pós doutorado em Economia pela UNICAMP (2012). Atua como professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás. Na Universidade Estadual de Goiás desenvolve atividades no quadro de professores permanentes do Mestrado em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado recomendado pela CAPES. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: cotonicultura, viabilidade econômica, agricultura familiar, logística de transporte, sojicultura, agroindústria canavieira e desenvolvimento territorial.

Downloads

Publicado

2022-10-03

Como Citar

MERIGUI, S.; DE SOUSA SANTOS, L. .; DA SILVA TAVEIRA, J. H.; LEONEL LUNAS, D. A. Rastreabilidade Bovina: vantagens e desvantagens do SISBOV na percepção de produtores rurais de Goiás. Revista Contabilidade & Inovação, Goiânia, v. 1, n. 1, 2022. DOI: 10.56000/rci.v1i1.72784. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rci/article/view/72784. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Estratégia e Desenvolvimento de Negócios