Rastreabilidade Bovina
Capa da Revista
PDF

Palavras-chave

agronegocio
rastreabilidade
pecuaria

Como Citar

MERIGUI, S.; DE SOUSA SANTOS, L. .; DA SILVA TAVEIRA, J. H.; LEONEL LUNAS, D. A. Rastreabilidade Bovina: vantagens e desvantagens do SISBOV na percepção de produtores rurais de Goiás. Revista Contabilidade & Inovação, Goiânia, v. 1, n. 1, 2022. DOI: 10.56000/rci.v1i1.72784. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rci/article/view/72784. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Objetivo: identificar a percepção dos produtores rurais de Goiás a respeito da rastreabilidade do rebanho com o uso do sistema SISBOV.

Método: pesquisa quantitativa por meio da aplicação de um questionário estruturado a um grupo de trinta produtores pecuaristas no ano de 2017, entre os meses de maio e junho.

Principais Resultados: As principais vantagens relatadas envolvem incrementos no valor da arroba vendida, bem como a possibilidade de organizar a gestão da propriedade. As desvantagens estão associadas à sensação de burocracia e falta de suporte técnico por parte dos gestores do SISBOV, principalmente na fase de implantação do programa.

Principais Contribuições: o presente trabalho sempre será uma ferramenta de conscientização para todos os portes de pecuaristas a curto, médio e longo prazo, quanto à importância da segurança alimentar da carne, bem como a valorização do produto através de sua rastreabilidade.

Palavras-chave: Agronegócio; Rastreabilidade; Pecuária.

https://doi.org/10.56000/rci.v1i1.72784
PDF