This is an outdated version published on 2025-09-10. Read the most recent version.

TEACHING MATERIAL FOR SPANISH LANGUAGE EDUCATION RELATED TO MIGRATION AND XENOPHOBIA: CREATION AND ANALYSIS PROCESS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83101

Keywords:

Material Didático. Formação Docente. Migração. Xenofobia. Educação Linguística.

Abstract

Among the various tools available to foreign language teachers, teaching materials are of great value both for teaching practice and for students, who will find in them valuable learning for their development and understanding of the world. This article will analyze the teaching materials created within the Teaching degree in Language - Spanish and Portuguese as Foreign Languages (LEPLE), at the Federal University of Latin American Integration (UNILA), in collaboration with the Pedagogical Residency Program (CAPES), in light of discursive approaches and linguistic training in the teaching of Spanish. It will reflect on my career as a foreign student and researcher in Brazil, and as a teacher-in-training, offering perspectives from both autobiography and personal experience.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Julian David Gonzalez Moreno, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, jul.gonzalez1009@gmail.com

Estudante de Universidade Federal da Integração Latino-americana, UNILA no curso Mestrado de Literatura Comparada. Formado no curso Letras, Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras na mesma universidade. O campo de atuação é educação, ensino linguístico, discurso de ódio, identidade, xenofobia e extrangeiro. Foi bolsista da CNPq no período de 2018-2019, com o tema de "Nociones de Xenofobia en la Triple Frontera". Também foi bolsista da Fundação Araucária com o mesmo tema (2019-2020). Participou de Mobilidade Acadêmica na República Tcheca na Universitá Hradec Králové no primeiro semestre de 2023. Também é artista visual especializado em tinta nankin e caneta, tendo realizado mais de 40 obras dentro das quais há hachuras e desenhos relacionados ao território, cotidianidade, retrato, autorretrato e introspecção

Valdiney Da Costa Lobo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, valdiney.lobo@unila.edu.br

Doutor pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPGLA-UFRJ). Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em língua espanhola e literaturas hispânicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciado em Letras Português/Espanhol. Foi professor efetivo de língua espanhola do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI - UFF, supervisor de estágio do curso de Letras da UFF (Português/Espanhol) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atuou como professor de espanhol da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor permanente do Mestrado em Educação (PPGEDU-UNILA) e da área de Letras e Linguística da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), atuando na educação linguística de espanhol e português como línguas adicionais. Atua como coordenador do subprojeto de espanhol do PIBID/UNILA, foi coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica na UNILA e coordenador do estágio em Letras (Português/Espanhol). Membro do Grupo de Pesquisa Política, Linguagem e Cidadania (UNILA), atuando na linha Educação Intercultural e Letramentos. Pesquisa sobre ensino/aprendizagem de línguas adicionais, português para falantes de outras línguas, linguística aplicada interdisciplinar, multiletramentos, letramento crítico, produção, uso e análise de material didático, educação intercultural crítica, decolonialidade, relações étnico-raciais e xenofobia.

References

ALBUQUERQUE JR., D. M. Xenofobia: medo e rejeição ao estrangeiro. São Paulo: Cortez, 2016.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2ª Edição. São Paulo – SP: Martins Fontes, 1997.

BOTASSINI, J. A Importância dos Estudos de Crenças e Atitudes para a Sociolinguística. Sigma: Estudos da Linguagem, Londrina. V.18, n.1, p. 102- 131, 2015.

DE BARROS, C.; COSTA, E. Coleção explorando o ensino. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. V.16, 2010.

DENZIN, N; LINCOLN, Y. Introdução à disciplina e à prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N; LINCOLN, Y. (Orgs.) O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre - RS: Artmed, 432p, 2006.

FOUCAULT, M. El orden del discurso. Buenos Aires – Argentina: Tusquets Editores, 1999.

GONZÁLEZ MORENO, J. D. et al. Xenofobia en contexto de frontera: observaciones de los discursos sobre el otro-extranjero en los medios. In: IV Seminário Internacional (SINEL) e V Seminário Nacional em Estudos da Linguagem (SNEL). 2019. Cascavel – PR. Anais do Seminário de Estudos da Linguagem. v.5, n.1. Disponível em: <https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/SISNEL/anais> Acesso em: 16 de julho de 2024.

HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 11ª Edição. Rio de Janeiro: DP&A. 2006.

MOITA, L. P. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas – SP: Mercado de Letras, 2002.

MOITA, L. P.. Linguística Aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, p. 85-107.

NIETZSCHE, F. A Gaia Ciência. 2ª Edição. São Paulo – SP: Editora Escala, 2013.

RIBEIRO, J. Xenofobia e intolerância linguística: discursos de estrangeiridade e hostilidade brasileira. 1ª Edição. Campinas – SP: Pontes Editores, 2022.

SOBREIRA, A. C.; TAGATA, W. Letramento crítico e português como língua adicional: uma análise de material didático. Revista Entrelinhas, v.13, n.01. jan./jun. 2019.

TILIO, R. Ensino Crítico de Língua: Afinal, o que é ensinar criticamente? In: DE JESUS, D; ZOLIN-VESZ, F.; CARBONIERI, D. (Orgs). Perspectivas críticas no ensino de línguas: novos sentidos para a escola. Campinas – SP: Pontes Editores, 2017.

TRACY, S. Qualitative research methods: Collecting evidence, crafting analysis, communicating impact. 1ª edição. Chichester - UK: Wiley-Blackwell, 2013.

Published

2025-09-08 — Updated on 2025-09-10

Versions

How to Cite

GONZALEZ MORENO, Julian David; DA COSTA LOBO, Valdiney. TEACHING MATERIAL FOR SPANISH LANGUAGE EDUCATION RELATED TO MIGRATION AND XENOPHOBIA: CREATION AND ANALYSIS PROCESS. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 588–605, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.83101. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/83101. Acesso em: 6 dec. 2025.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.