PAULO FREIRE E GERT BIESTA: UM DIÁLOGO FECUNDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Alexandre Anselmo Guilherme PUCRS
  • Ana Lucia Souza de Freitas UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44003

Palavras-chave:

Paulo Freire, Gert Biesta, risco, learnification, aprenderismo

Resumo

A aproximação entre Paulo Freire e Gert Biesta foi realizada a partir de estudos bibliográficos, tendo como foco a compreensão de ambos acerca das relações entre risco e educação. Por que é importante compreender (e exercer) a educação como risco? Qual a função dos educadores que assumem a educação como risco? São os questionamentos que orientam o desenvolvimento do estudo realizado, o qual proporcionou a compreensão de que o conceito de learnification, traduzido como aprenderismo, e a concepção de educação como risco são relevantes proposições do pensamento de Gert Biesta que contribuem para a atualização e recriação do pensamento freireano diante dos desafios contemporâneos, como o de reinventar a linguagem da educação.

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Biografia do Autor

Alexandre Anselmo Guilherme, PUCRS

Professor Doutro Alexandre Guilherme

Lider do Grupo de Pesquisa GruPEV, Grupo de Estudos em Educacao e Violencia, Cadastrado no CNPq

PhD em Filosofia, University of Edinburgh, Reino Unido

Ana Lucia Souza de Freitas, UNISINOS

PPGEdu

PHD em Educacao Liverpool Hope University, Reino Unido

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Publicado

2017-06-09

Como Citar

GUILHERME, A. A.; SOUZA DE FREITAS, A. L. PAULO FREIRE E GERT BIESTA: UM DIÁLOGO FECUNDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 069–086, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i1.44003. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44003. Acesso em: 21 dez. 2024.