PAULO FREIRE E GERT BIESTA: UM DIÁLOGO FECUNDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Authors

  • Alexandre Anselmo Guilherme PUCRS
  • Ana Lucia Souza de Freitas UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44003

Keywords:

Paulo Freire, Gert Biesta, risco, learnification, aprenderismo

Abstract

A aproximação entre Paulo Freire e Gert Biesta foi realizada a partir de estudos bibliográficos, tendo como foco a compreensão de ambos acerca das relações entre risco e educação. Por que é importante compreender (e exercer) a educação como risco? Qual a função dos educadores que assumem a educação como risco? São os questionamentos que orientam o desenvolvimento do estudo realizado, o qual proporcionou a compreensão de que o conceito de learnification, traduzido como aprenderismo, e a concepção de educação como risco são relevantes proposições do pensamento de Gert Biesta que contribuem para a atualização e recriação do pensamento freireano diante dos desafios contemporâneos, como o de reinventar a linguagem da educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alexandre Anselmo Guilherme, PUCRS

Professor Doutro Alexandre Guilherme

Lider do Grupo de Pesquisa GruPEV, Grupo de Estudos em Educacao e Violencia, Cadastrado no CNPq

PhD em Filosofia, University of Edinburgh, Reino Unido

Ana Lucia Souza de Freitas, UNISINOS

PPGEdu

PHD em Educacao Liverpool Hope University, Reino Unido

Published

2017-06-09

How to Cite

GUILHERME, A. A.; SOUZA DE FREITAS, A. L. PAULO FREIRE E GERT BIESTA: UM DIÁLOGO FECUNDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 069–086, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i1.44003. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44003. Acesso em: 21 dec. 2024.