TEACHER TRAINING IN PEDAGOGY PPCS: THE (NON) PLACE OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79517

Keywords:

Early Childood Education; Teacher Training; Pedagogy; Paraíba.

Abstract

The research that gave rise to this article aimed to analyze the initial training of early childhood education teachers in PPCs of Pedagogy courses at public HEIs in Paraíba, seeking to identify how the concepts of child, childhood, early childhood education and training of teachers are included in such documents. The investigation used documentary research as a methodological procedure. The results indicate that, in most of the texts analyzed, the specificity of the educator's training to work in Early Childhood Education is not considered; there is a predominance of generalist training that is disconnected from current research on the topic. Thus, the data indicate an urgency to re-signify initial teacher training, for the Early Childhood Education stage, in the HEIs investigated.

 

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Author Biographies

Elzanir dos Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, elzanir.santos3@academico.ufpb.br

Graduada em Pedagogia, com Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Realizou Estágio Doutoral/Sanduiche na Universidade de Lisboa/Instituto de Educação-PT e é Pós-Doutora pelo PPGeduc/UNEB. Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Metodologias da Educação/Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba e atua no Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (PPGOA), bem como no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES). É vice-líder do grupo Currículo, Formação de Professores e Pesquisa (Auto)Biográfica. Desenvolve pesquisas no campo de Formação de Professores, com ênfase em Pesquisa (Auto) Biográfica, atuando principalmente nas seguintes áreas: Didática, Avaliação da Aprendizagem, Educação Infantil e Estágio Supervisionado. É membro da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia/AINPGP, da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino/ANDIPE e da Rede Nacional de Pedagogia (Repped).

Idelsuite de Sousa Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, idel.lima@uol.com.br

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com exercício no Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação desta Instituição. É líder do Grupo de pesquisa em Currículo, formação de professores e Pesquisa (Auto)biográfica e é membro do Grupo de Pesquisa em Educação Infantil. Dentre as publicações é organizadora da obra: Currículo e Políticas Educacionais em debate; possui artigos publicados em diversas obras, destacando-se: A inter-relação curricular, Narrativas de licenciandos(as) em Pedagogia e aprendizagens sobre docência; além de publicações em Anais de eventos científicos e periódicos especializados, sendo os mais recentes: Avaliação na escola: a aprendizagem e as avaliações externas, Políticas de formação de professores/as da Educação Infantil no município de João Pessoa, Da noite para o dia o ensino remoto: (re)invenções de professores durante a pandemia, Marcas do que se foi: experiências de licenciandos/as em avaliação da aprendizagem. Suas pesquisas são relacionadas com Currículo, Avaliação da Aprendizagem e Pesquisa (Auto)biográfica.






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Published

2025-04-30 — Updated on 2025-07-10

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How to Cite

DOS SANTOS, Elzanir; DE SOUSA LIMA, Idelsuite. TEACHER TRAINING IN PEDAGOGY PPCS: THE (NON) PLACE OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79517. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79517. Acesso em: 5 dec. 2025.

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