LA LA FORMACIÓN DE DOCENTES EN PPCS DE PEDAGOGÍA EN PARAÍBA: EL (NO) LUGAR DE LA EDUCACIÓN INFANTIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79517

Palabras clave:

Educación Infantil; Formación del Profesorado; Pedagogía; Paraíba.

Resumen

La investigación que dio origen a este artículo tuvo como objetivo analizar la formación inicial de profesores de educación infantil en los PPC de los cursos de Pedagogía en IES públicas de Paraíba, buscando identificar cómo se incluyen los conceptos de niño, infancia, educación infantil y formación de docentes. En dichos documentos. La investigación utilizó como procedimiento metodológico la investigación documental. Los resultados indican que, en la mayoría de los textos analizados, no se considera la especificidad de la formación del educador para actuar en Educación Infantil; predomina una formación generalista desvinculada de las investigaciones actuales sobre el tema. Así, los datos indican la urgencia de resignificar la formación inicial docente, para la etapa de Educación Infantil, en las IES investigadas.

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Biografía del autor/a

Elzanir dos Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, elzanir.santos3@academico.ufpb.br

Graduada em Pedagogia, com Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Realizou Estágio Doutoral/Sanduiche na Universidade de Lisboa/Instituto de Educação-PT e é Pós-Doutora pelo PPGeduc/UNEB. Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Metodologias da Educação/Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba e atua no Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (PPGOA), bem como no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES). É vice-líder do grupo Currículo, Formação de Professores e Pesquisa (Auto)Biográfica. Desenvolve pesquisas no campo de Formação de Professores, com ênfase em Pesquisa (Auto) Biográfica, atuando principalmente nas seguintes áreas: Didática, Avaliação da Aprendizagem, Educação Infantil e Estágio Supervisionado. É membro da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia/AINPGP, da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino/ANDIPE e da Rede Nacional de Pedagogia (Repped).

Idelsuite de Sousa Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, idel.lima@uol.com.br

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com exercício no Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação desta Instituição. É líder do Grupo de pesquisa em Currículo, formação de professores e Pesquisa (Auto)biográfica e é membro do Grupo de Pesquisa em Educação Infantil. Dentre as publicações é organizadora da obra: Currículo e Políticas Educacionais em debate; possui artigos publicados em diversas obras, destacando-se: A inter-relação curricular, Narrativas de licenciandos(as) em Pedagogia e aprendizagens sobre docência; além de publicações em Anais de eventos científicos e periódicos especializados, sendo os mais recentes: Avaliação na escola: a aprendizagem e as avaliações externas, Políticas de formação de professores/as da Educação Infantil no município de João Pessoa, Da noite para o dia o ensino remoto: (re)invenções de professores durante a pandemia, Marcas do que se foi: experiências de licenciandos/as em avaliação da aprendizagem. Suas pesquisas são relacionadas com Currículo, Avaliação da Aprendizagem e Pesquisa (Auto)biográfica.






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Publicado

2025-04-30 — Actualizado el 2025-07-10

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Cómo citar

DOS SANTOS, Elzanir; DE SOUSA LIMA, Idelsuite. LA LA FORMACIÓN DE DOCENTES EN PPCS DE PEDAGOGÍA EN PARAÍBA: EL (NO) LUGAR DE LA EDUCACIÓN INFANTIL . Revista Inter Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79517. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79517. Acesso em: 5 dic. 2025.

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