O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TERRA E A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA EM TEMPOS DE CRISE SOCIOAMBIENTAL
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46120Mots-clés :
MST, formação, crise, trabalhadoresRésumé
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) tem, desde sua origem, uma atenção especial para os espaços pedagógicos em sua dinâmica de atuação. Um importante local de formação do MST é a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), que existe desde 2005, na cidade de Guararema-SP. O objetivo deste trabalho foi pesquisar os cursos oferecidos na ENFF num recorte temporal de cinco anos (2011-2015), a partir do método da observação participante a fim de compreender a leitura que o MST faz neste momento de crise socioambiental, e, por conseguinte, sua proposta de formação educativa voltada para questões amplas da vida dos alunos e também para o mundo do trabalho. Concluiu-se que o MST tem estruturado cursos com essa temática específica e projetado novos cursos para os próximos anos. Palavras-chave: MST, formação, crise, trabalhadores.
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