EDUCAR SEM CORRIMÕES? A FORMAÇÃO EM TEMPOS DE RUPTURA COM A TRADIÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.19498Mots-clés :
formação, mundo comum, pensamento sem corrimão, vita activaRésumé
O trabalho procura interpretar o pensamento de Hannah Arendt, como elo hermenêutico de compreensão da formação, diante do diagnóstico moderno de crise na educação e de ruptura com a tradição. A perda do mundo comum, com a diluição entre a esfera pública e a esfera privada e a não separação entre o mundo dos adultos e o mundo das crianças, resultou em contornos limitados no campo da formação. Sob esse horizonte pergunta-se: essas conquistas, que são caras à modernidade, podem ser reforçadas por um pensamento que busca conservar a tradição? Nesse intento, busca-se recuperar algumas reflexões extraídas de sua obra, concentrando-se na interpretação da proposta de conservação à luz da metáfora do “pensamento sem corrimão”. Ao localizar na tradição elementos da vita activa torna-se possível renovar a ideia do mundo comum, o que (re)acende o diálogo entre a Filosofia e a Educação em um horizonte profícuo.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.