A EDUCAÇÃO DE ADULTOS E JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR SOBRE O PASSADO E O PRESENTE
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v36i2.16712Mots-clés :
Histórico da Educação de Adultos, Educação de Jovens e Adultos, Educação supletiva, Educação Popular, Educação permanente, Educação continuada,Résumé
Este trabalho constitui-se em um grande desafio, considerando a abrangência da temática e o objetivo de debatermos e refletirmos sobre o passado histórico da Educação de Adultos (EDA) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista a necessidade de compreendermos o seu presente, diante da ausência de políticas educacionais voltadas para a área, em nosso país, que chega a 2011 sem superar o analfabetismo das pessoas acima de 15 anos. É um texto polifônico e ainda inacabado. Foi elaborado a quatro mãos, contendo olhares e vozes de pesquisadores da área, por isto caracterizamos como estudo exploratório, a partir de análises dos documentos pesquisados. Está estruturado em seis eixos temáticos que denominamos passos, temporalizados e nomeados a partir do foco de cada época mencionada.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.