ENSINO E PESQUISA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES

Auteurs-es

  • Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet Universidade Federal de Pelotas

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v36i2.16724

Mots-clés :

professores universitários iniciantes, ensino superior, ensino e pesquisa

Résumé

Como docentes iniciantes, na carreira universitária, enfrentam os desafios da passagem de uma formação que privilegia a pesquisa para uma prática eminentemente de docência é o foco da discussão apresentada. A pesquisa utilizou para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas com docentes iniciantes, mestres e/ ou doutores, que atuam em diferentes áreas do conhecimento e exercem a docência em diferentes universidades. A partir da análise dos dados foi interessante perceber que os docentes reconheceram, dentre outros aspectos, que a pesquisa ajuda-os a aprender a pensar e a observar as coisas sob outros ângulos. Isso acaba gerando outros conhecimentos e assim vão enfrentando os desafios requeridos para ensinar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2011-12-28

Comment citer

ZANCHET, B. M. B. A. ENSINO E PESQUISA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 577–590, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i2.16724. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/16724. Acesso em: 28 nov. 2024.