PAULO FREIRE NO ÂMBITO DA PESQUISA: OS CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS COMO POSSIBILIDADE DE REINVENÇÃO DOS CÍRCULOS DE CULTURA E AUTO(TRANS) FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES

Autores/as

  • Joze Medianeira dos Santos de Andrade Toniolo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Celso Ilgo Henz Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.44026

Palabras clave:

Círculos Dialógicos Investigativo-formativos. Círculos de Cultura. Pesquisa. Auto(trans)formação permanente.

Resumen

O presente artigo objetiva socializar as construções realizadas no âmbito da pesquisa, tomando como base os aportes teóricos de Paulo Freire. Inspirados pelos Círculos de Cultura (FREIRE, 2014), (re)criamos os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos como uma proposta epistemológico-política de pesquisa, a partir de oito diferentes movimentos que os constituem: a escuta sensível e o olhar/aguçado; a emersão/imersão das/nas temáticas; o distanciamento/desvelamento da realidade; a descoberta do inacabamento; os diálogos problematizadores; o registro re-criativo; a conscientização e a auto(trans)formação, que vai se potencializando e se constituindo em todos os demais movimentos. Durante a realização dos Círculos Dialógicos com os professores esses movimentos vão se tramando dialógica e dialeticamente, visando sempre a auto(trans)formação, tanto do pesquisador líder como dos sujeitos coautores envolvidos na pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joze Medianeira dos Santos de Andrade Toniolo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Joze Medianeira dos Santos de Andrade Toniolo é Doutoranda em Educação (PPGE/UFSM), professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Dialogus: educação, formação e humanização com Paulo Freire. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho docente, dialogicidade, amorosidade e Paulo Freire. E-mail: jozemsa@gmail.com  

Celso Ilgo Henz, Universidade Federal de Santa Maria

Celso Ilgo Henz é Doutor em Educação (UFRGS), professor associado 2 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. É, também, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Dialogus: educação, formação e humanização com Paulo Freire, registrado junto à base do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação humanizadora, cidadania, leitura de mundo/leitura da palavra e Paulo Freire. E-mail: celsoufsm@gmail.com

Publicado

2017-12-07

Cómo citar

TONIOLO, J. M. dos S. de A.; HENZ, C. I. PAULO FREIRE NO ÂMBITO DA PESQUISA: OS CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS COMO POSSIBILIDADE DE REINVENÇÃO DOS CÍRCULOS DE CULTURA E AUTO(TRANS) FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 519–537, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i2.44026. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44026. Acesso em: 22 nov. 2024.