A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO FREIRIANO NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE QUILOMBOLA DE PARATIBE, JOÃO PESSOA – PB: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO SOCIAL PARATIBE EM AÇÃO.

Autores/as

  • Iany Elizabeth Da Costa Pesquisadora integrante do GESTAR - UFPB, vinculada ao Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos NCDH - UFPB. http://orcid.org/0000-0002-0612-4966

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.44016

Palabras clave:

Paulo Freire, Juventude quilombola, empoderamento, Paratibe em Ação.

Resumen

O presente artigo visa discutir a contribuição do pensamento freiriano no processo de empoderamento da juventude na Comunidade Quilombola de Paratibe, João Pessoa – PB, por meio da análise das práticas em Educação Popular do Projeto Social Paratibe em Ação, atuante na comunidade desde 2008. Buscamos relacionar como a prática educativa fundamentada no pensamento freiriano contribui no processo de fortalecimento da identidade e da cultura da juventude quilombola. Para isso, destacaremos a contribuição de Paulo Freire a partir da análise da experiência do Projeto Social Paratibe em Ação. Utilizando de revisão bibliográfica e de entrevistas, a fim, de compreender a importância do fortalecimento da identidade quilombola por meio de uma educação emancipadora. 

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Biografía del autor/a

Iany Elizabeth Da Costa, Pesquisadora integrante do GESTAR - UFPB, vinculada ao Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos NCDH - UFPB.

Possui mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pelo programa de pós-graduação
em Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (2016), é especialista em Educação Integral e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba (2014), possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010). ɠPesquisadora integrante do GESTAR - UFPB, vinculada ao Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos NCDH - UFPB. Foi tutora EAD no curso de aperfeiçoamento em Docência em Educação Integral pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Étnicoraciais, Educação Integral, Pedagogia, Comunidades Tradicionais e Direitos Humanos.

Publicado

2017-12-07

Cómo citar

DA COSTA, I. E. A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO FREIRIANO NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE QUILOMBOLA DE PARATIBE, JOÃO PESSOA – PB: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO SOCIAL PARATIBE EM AÇÃO. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 500–518, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i2.44016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44016. Acesso em: 1 jul. 2024.