POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIDÁTICA: RESULTADOS DE UMA TRIANGULAÇÃO

Authors

  • Orlando Fernández Aquino Universidade de Uberaba - UNIUBE
  • Maria Célia Borges Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.18756

Keywords:

políticas públicas, formação de professores, didática, prática de ensino

Abstract

No presente artigo se faz uma triangulação entre as políticas públicas sobre a formação de professores no Brasil, os resultados de pesquisas recentes sobre o estado da didática e da formação de professores em três estados do país, e os resultados das pesquisas da área de didática numa rede estadual de ensino de Minas Gerais. Por sua vez, os resultados da pesquisa didática foram correlacionados anteriormente com três importantes estudos internacionais. Assim sendo, o texto apresenta contribuições de uma pesquisa de segundo grau. O método tem sido a leitura comparada e a correlação entre informações, dados e conclusões de projetos diferentes, com o propósito de achar uma compreensão mais abrangente da dinâmica interna entre as políticas públicas, a formação de professores e a realidade da sala de aula. A análise permitiu elaborar importantes conclusões sobre esse sistema de relações.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Orlando Fernández Aquino, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior Pedagógico "Félix Varela", Villa Clara, Cuba. Doutor em Educação pela USP-São Paulo.

Profes?sor do Programa de Pós-graduação em Educação da Un??iversidade de Uberaba (UNIUBE).???

Maria Célia Borges, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Doutora em Educação pela PUC de São Paulo. Pós-doutora em Educação pela USP de São Paulo. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Published

2014-04-19

How to Cite

AQUINO, O. F.; BORGES, M. C. POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIDÁTICA: RESULTADOS DE UMA TRIANGULAÇÃO. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 199–214, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i1.18756. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18756. Acesso em: 22 nov. 2024.