v. 41 n. 1 (2016): Intérpretes do Brasil e os projetos de educação na passagem do século XIX para o XX

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Publicado: 2016-05-02

Expediente

Dossiê

  • LOURENÇO FILHO E A NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO (1917-1945)

    Wojciech Andrzej Kulesza
    001-022
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.38969
  • FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ELEMENTAR NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE O TEMPO E A EXPERIÊNCIA (1820-1950)

    Domenica Martinez
    023-042
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.39022
  • A RESPOSTA DE ALCEU AMOROSO LIMA AO INQUÉRITO EXPEDIDO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA EM 1936: UM INTELECTUAL EM DEFESA DOS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS CATÓLICOS

    Oriomar Skalinski Junior, Flávio Massami Martins Ruckstadter
    043-064
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.39379
  • FLORESTAN FERNANDES – UM INTÉRPRETE DO BRASIL NO DIÁLOGO CRÍTICO COM OS EDUCADORES ESCOLANOVISTAS

    Fabiana de Cássia Rodrigues
    065-082
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.39415
  • MANOEL BOMFIM: DEBATES PARLAMENTARES SOBRE ESTADO E INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XX

    Ligiane Aparecida da Silva, Maria Cristina Gomes Machado
    083-102
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.39426

Artigos

  • ESTUDOS DA INFÂNCIA, ESTUDOS DA CRIANÇA: QUAIS CAMPOS? QUAIS TEORIAS? QUAIS QUESTÕES? QUAIS MÉTODOS?

    Maria Carmen Silveira Barbosa, Ana Cristina Coll Delgado, Catarina Almeida Tomás
    103-122
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36055
  • PRODUTIVIDADE E DESEMPENHO: O TEMPO DO HOMEM E O HOMEM SEM TEMPO

    Sandro de Oliveira, Martha Kaschny Borges
    123-142
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36133
  • MOVIMENTO ENTRE ABSTRATO E CONCRETO NA PROPOSIÇÃO DAVYDOVIANA PARA O ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO

    Josélia Euzébio da Rosa, Ediséia Suethe Faust Hobold
    143-164
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36399
  • COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?

    Fabiana Andrade de Santana, Ana Carolina Perrusi Brandão
    165-188
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36431
  • PROBLEMATIZAÇÕES ÉTICAS: PERIGOS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO COM GÊNERO E SEXUALIDADE

    Luiz Felipe Zago, Bianca Salazar Guizzo, Luís Henrique Sacchi dos Santos
    189-212
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36445
  • DO PROGRAMA AO DIAGRAMA: UMA CONTRIBUIÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA PARA A RELAÇÃO ENTRE ESTADO, CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO

    Gilda Cardoso de Araújo
    213-232
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36475
  • ENTRE A DOGMATIZAÇÃO E O ESQUECIMENTO: PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    233-246
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36490

Pareceristas