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O PRINCÍPIO PEDAGÓGICO DA ESPERANÇA NAS VOZES DE JOVENS TRABALHADORES EM PRÉ- VESTIBULARES POPULARES

Autores

  • Marcia Alvarenga Univeridade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,Brasil https://orcid.org/0000-0002-8686-9844
  • Monica Paiva Volpato Santos Univeridade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,Brasil https://orcid.org/0000-0002-5069-6187
  • Alex Luiz de Oliveira Vieira Univeridade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82561

Palavras-chave:

Princípio Pedagógico da Esperança, sonhos acordados, Pré-vestibulares populares, jovens trabalhadores/as

Resumo

Fruto de pesquisa realizada em dois cursos de pré-vestibulares populares do entorno da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, parte-se do pressuposto de que esses cursos a proliferar pelo Brasil são expressões da produção histórico-social da dualidade educacional. Tem-se como objetivo analisar os sonhos dos/as jovens trabalhadores/as com vínculos laborais precários que frequentam essas iniciativas. A pesquisa de caráter qualitiativo apoiou-se nos principais conceitos de Ernst Bloch e Paulo Freire. As entrevistas com os/as jovens foram analisadas na perspectiva crítica da linguagem pela qual buscou-se apreender o princípio pedagógico da esperança como ação dos sonhos acordados dos/as jovens para se ter acesso à universidade.  Os resultados apontam a relevância em se refletir sobre contradições dos PVPs no contexto da reforma do ensino médio e a perspectiva dos sonhos como consciência antecipadora que orientam os sentidos dos/as jovens para suas ações no mundo.

Princípio Pedagógico da Esperança  Sonhos Acordados; Pré-Vestibulares Populares; Jovens trabalhadores/as

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Biografia do Autor

Marcia Alvarenga, Univeridade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,Brasil

Professora associada da UERJ. Doutora em Educação pela UFRJ (2003), atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Foi membro titular do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da UERJ (2012-1014 e 2014-2016). Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (PPEJAT/CNPq). Pós-Doutorado em Educação pela UFMG (CNPq) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Évora. Integra o Programa de extensão e pesquisa Vozes da Educação: Políticas, História e Memória das escolas. Exerceu a vice coordenação do GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas da ANPED (2019-2023). É Procientista da UERJ com bolsa de produtividade Faperj/UERJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e educação em periferias urbanas, educação de jovens e adultos trabalhadores, poder local, direito à educação e movimentos sociais.

Monica Paiva Volpato Santos, Univeridade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,Brasil

Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Participa do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (PPEJAT/CNPq). Pesquisadora bolsista Uerj ( 2023 - 2024), estuda o movimento de Pré-vestibular Comunitário e suas relações com a dualidade educacional e desigualdade social com ênfase na juventude trabalhadora, atuando principalmente nos seguintes campos: Educação de jovens e adultos trabalhadores; educação popular, direito à educação e movimentos sociais.

Alex Luiz de Oliveira Vieira, Univeridade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDU/UERJ). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisador do projeto: "Tecendo diálogos e produzindo conhecimento: juventude, favela, promoção da saúde e educação superior", da Coordenação de Cooperação Social Fiocruz. Membro do Grupo de Pesquisa PPEJAT (Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos da Classe Trabalhadora). Tem interesse em História do Brasil República, em Ensino de História da África e dos Afro-brasileiros e em Educação Popular, com ênfase em Pré-Vestibular Populares.

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Acesso em 03 de mar. 2010.

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Publicado

2025-09-08 — Atualizado em 2025-10-01

Versões

Como Citar

ALVARENGA, Marcia; PAIVA VOLPATO SANTOS, Monica; DE OLIVEIRA VIEIRA, Alex Luiz. O PRINCÍPIO PEDAGÓGICO DA ESPERANÇA NAS VOZES DE JOVENS TRABALHADORES EM PRÉ- VESTIBULARES POPULARES. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 447–462, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82561. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82561. Acesso em: 5 dez. 2025.

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