APONTAMENTOS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: A IMPORTÂNCIA DE UM ENTUSIASMO CRÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56880Resumo
O objetivo do presente texto é apresentar uma reflexão sobre o estágio supervisionado na formação inicial de professores, com a finalidade de explicitar que tal momento, no processo formativo de novos professores, contribui para que eles legitimem um entusiasmo crítico frente a sua prática de ensino, no âmbito da prática pedagógica. Trata-se de um texto de cunho teórico-bibliográfico, que buscou realizar uma análise crítica perante tal objeto de pesquisa. Como síntese, pode-se destacar que para engendrar um entusiasmo crítico no novo professor é necessário que ele possa, por meio da sua imersão na esfera escolar, estabelecer uma consciência crítico-pedagógica sobre a realidade escolar e, por meio de uma ciência da e para a educação, possa estabelecer ações pedagógicas que contribuirão tanto para a sua formação quanto para a dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.