APONTAMENTOS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: A IMPORTÂNCIA DE UM ENTUSIASMO CRÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56880Resumen
El objetivo del presente texto es presentar una reflexión sobre el estadio supervisado en la formación inicial de profesores, con la finalidad de explicitar que tal momento, en el proceso formativo de nuevos profesores, contribuye a que los mismos legitimen un entusiasmo crítico frente a su práctica de enseñanza en el ámbito de la práctica pedagógica. Se trata de un texto de cuño teórico-bibliográfico, donde buscó realizar un análisis crítico ante tal objeto de investigación. Como síntesis se puede destacar que para engendrar un entusiasmo crítico en el nuevo profesor es necesario que el mismo pueda, por medio de su inmersión en la esfera escolar, establecer una conciencia crítico-pedagógica sobre la realidad escolar y, por medio de una ciencia de la y, para la educación, pueda establecer acciones pedagógicas que contribuirán tanto para su formación como para la de los alumnos escolares.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.