ESTÉTICA, ARTE Y FORMACIÓN DOCENTE: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS PARA LA ACTIVIDAD DOCENTE DE UNA ESTUDIANTE-PROFESORA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82175

Palabras clave:

Estética, Arte, Actividad Docente, Formación de Profesores

Resumen

Este trabajo tuvo como objetivo comprender qué implicaciones tiene una trayectoria formativa marcada por un sesgo estético-artístico en el proceso de constitución de la enseñanza. Para ello, se analizaron grabaciones en vídeo de un grupo de estudiantes de magisterio que, durante tres años, participaron en un curso de formación basado en la educación estética. Utilizando el método indexical (Pino, 2005), abarcando el desarrollo profesional de una de las estudiantes-docentes, el estudio discute y demuestra la importancia de la educación estética, los desafíos en la estructura educativa y la necesidad de una formación que eleve la conciencia de uno mismo y de los demás.

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Biografía del autor/a

Mariana Datria Schulze, Universidade da Região de Joinville (Univille) e Faculdade Ielusc, Joinville, Santa Catarina, Brasil, marianad.schulze@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Educação e Psicóloga pela mesma instituição. Professora e Coordenadora do curso de Psicologia na Faculdade IELUSC, Joinville/SC, Brasil. Pós-Doutoranda em Educação (Univille), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Edital 20/2024. Atua nas áreas de Psicologia Escolar e Educacional, Formação de Professores, Estética e Educação, com ênfase na abordagem histórico-cultural. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho e Formação Docente (GETRAFOR) e da Rede Internacional de Pesquisa sobre Formação de Professores (RIPEFOR).

Luciane Maria Schlindwein, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joinville, Santa Catarina, Brasil, luciane.schlindwein@ufsc.br

Doutora (1999) e Mestre em Educação (1994), ambas em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil. Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da UNICAMP (2017–2018), com bolsa do CNPq. É líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FOPPE/UFSC), membro do DiS – Diferenças e Subjetividades em Educação (UFSC) e da Rede Interinstitucional de Pesquisadores sobre Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR).

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Publicado

2025-09-08 — Actualizado el 2025-10-31

Versiones

Cómo citar

DATRIA SCHULZE, Mariana; MARIA SCHLINDWEIN, Luciane. ESTÉTICA, ARTE Y FORMACIÓN DOCENTE: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS PARA LA ACTIVIDAD DOCENTE DE UNA ESTUDIANTE-PROFESORA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 623–639, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82175. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82175. Acesso em: 5 dic. 2025.

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