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INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82172

Palavras-chave:

Educação Infantil, Divulgação Científica, Alfabetização em Ciência, Interação

Resumo

Esta pesquisa investigou a percepção de professoras no desenvolvimento de ações de divulgação científica integradas ao cotidiano da Educação Infantil, promovendo os primeiros passos no processo de aquisição da alfabetização em Ciências, pelas crianças. Fundamentada na teoria de LevSemionovitch Vygotsky, foram acompanhadas e analisadas práticas desenvolvidas por seis professoras em três Centros Municipais de Educação Infantil, em Uberaba-MG. Com uma abordagem qualitativa e exploratória, adotamos observações, registros e entrevistas na construção de dados e a Análise Textual Discursivana organização e discussões dos resultados. Dentre os resultados, destaca-se que as práticas construídas pelas professoras aliando ciência, brincadeira e interação enriquecem o processo educativo e despertam nas crianças o interesse pelo saber científico.

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Biografia do Autor

Andreia Beatriz Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil,andreia.moreira@edu.uberabadigital.com.br

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM, linha de pesquisa: Fundamentos e Práticas Educacionais - Espaços Educacionais e Processos Formativos. Participa do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC/ UFTM). Graduação em Ciências (CESUBE, 2007), Pedagogia (UNIUBE, 2015). Pós graduação em Educação Inclusiva (UNIUBE, 2017), Psicopedagogia Institucional e Clínica – (UNIUBE, 2021). Professora de Educação Básica na rede Municipal da Cidade de Uberaba/MG.

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil,pedro.colombo@uftm.edu.br

Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Doutor e Mestre em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP. É licenciado em Ciências Exatas, com habilitação em Física e, licenciado em Pedagogia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC). Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Não Formal, Espaços Extraescolares, Ensino de Ciências e Divulgação Científica. Dedica-se também a pesquisas na área de Formação de Professores. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2025-09-08

Versões

Como Citar

MOREIRA, Andreia Beatriz; COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete. INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 524–540, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82172. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82172. Acesso em: 5 dez. 2025.

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