A EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: REFLEXÕES A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DOCENTES NA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82098Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Inclusiva, Escola, Covid-19Resumo
Com a pandemia da Covid-19, a Educação Básica foi exposta à inúmeros desafios. A coletividade docente e o diálogo com os demais atores que contribuem para uma Educação Inclusiva foram caminhos suscitados com a finalidade de garantir o direto à educação. Assim, o objetivo deste artigo é problematizar a formação continuada de professores na perspectiva da Educação Inclusiva, a partir dos aprendizados coletivos da pandemia identificados em uma pesquisa de doutorado concluída, a qual analisa a ação de professores que atuaram no período de (pós) pandemia em um Colégio de Aplicação. A investigação é qualitativa e está ancorada emuma análise descritiva de recorte específico das respostas dos 17 docentes que preencheram o TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) e do questionário criado por nós e aplicado entre o período que compreende de novembro de 2022 a janeiro de 2023.
Palavras-Chave: Formação de Professores; Educação Inclusiva; Escola; Covid-19.
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- 2025-10-31 (2)
- 2025-09-08 (1)
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