EDUCAÇÃO NA ERA DA PÓS-VERDADE: PANORAMAS SOBRE A CONVERGÊNCIA ENTRE A EDUCAÇÃO, A COMUNICAÇÃO E AS TECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE CERCEADA PELA DESINFORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82048

Palavras-chave:

Educomunicação; Tecnologias da Comunicação e Informação; Redes Sociais; Notícias Falsas.

Resumo

 O artigo aborda a convergência entre a educação, a comunicação e a tecnologia e discute os impactos das Tecnologias da Informação e da Comunicação nos processos pedagógicos, bem como explora os desafios da educação neste contexto. O objetivo é problematizar a Sociedade da Informação - cerceada pela desinformação, e apresentar perspectivas sobre as articulações que fundamentam a era da pós-verdade e suas implicações na comunicação e na educação. O estudo bibliográfico tem metodologia de investigação exploratória, abordagem qualitativa, caráter interdisciplinar, método de análise crítico e tem como fundamento teórico estudos interdisciplinares que integram educação, comunicação e tecnologia. As discussões ressaltam a importância do diálogo crítico sobre as TICs e suas formas de utilização na educação e destacam a necessidade de se promover, por meio dos processos pedagógicos, o combate à desinformação. Medidas como a regulamentação das big techs, letramento digital, práticas pedagógicas educomunicativas e enfrentamento a plataformização do ensino, bem como uma educação crítica-transformadora freiriana, entre outras ações, podem contribuir significativamente para este propósito

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Biografia do Autor

Tatiana Maria Soares Araujo, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil,tatianamaria@usp.br

Doutoranda em Ciências na Universidade de São Paulo, mestra em Educação (2023) pela Universidade Federal de São Carlos, bacharela em Comunicação Social - Jornalismo (2018) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e licenciada em Artes Visuais (2022) pela Faculdade Paulistana de Educação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo e editoração, e na área de Educação, com ênfase em arte-educação, educação ambiental e divulgação científica. Atua principalmente com os seguintes temas: comunicação visual e cinema, linguagens, artes visuais, jornalismo científico, sociedade, meio ambiente e sustentabilidade.

Hylio Laganá Fernandes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sorocaba, São Paulo, Brasil,hylio@ufscar.br

Licenciado em Ciencias Biológicas pela USP São Paulo (1989), mestre em Psicologia (Psicologia Experimental) pela USP São Paulo (1997) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor associado do departamento de Ciencias Humanas e Educação (DCHE) da Universidade Federal de São Carlos; docente do Programa de pós-graduação de Mestrado em Educação (PPGEd - Sorocaba - UFSCar), líder do grupo de pesquisa "Imagens em Ação" e coordenador do programa de extensão "Formação e aperfeiçoamento de Educadores". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente em formação docente e recursos didáticos. Além do ensino formal, dedica-se a atividades de extensão e divulgação científica.

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Publicado

2025-09-08 — Atualizado em 2025-11-24

Versões

Como Citar

MARIA SOARES ARAUJO, Tatiana; LAGANÁ FERNANDES, Hylio. EDUCAÇÃO NA ERA DA PÓS-VERDADE: PANORAMAS SOBRE A CONVERGÊNCIA ENTRE A EDUCAÇÃO, A COMUNICAÇÃO E AS TECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE CERCEADA PELA DESINFORMAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 783–797, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82048. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82048. Acesso em: 5 dez. 2025.

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