A REMODELAGEM DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA REALIZADA PELAS REFORMAS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79511

Palavras-chave:

Educação Básica; Trabalho Docente; Valorização Profissional; Reforma Educacional

Resumo

Este texto é resultado da produção científica na pós-graduação strito sensu em Educação, realizada por meio de pesquisa do estado da questão, com o objetivo de identificar repercussões das políticas educacionais de valorização profissional dos professores da educação básica pública sobre o trabalho docente. Para tanto, foram selecionadas teses de doutorado em Educação inscritas entre 2016 e 2020 no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tiveram suas inferências analisadas por frequência e/ou aproximação de ideias. O panorama construído desvelou que as políticas públicas de valorização docente, decorrentes das reformas educacionais instauradas desde a segunda metade dos anos de 1990, não resolveram osdilemasdo trabalho do professor, chegando a reestruturá-lo, recompondo sua prática, precarizando a profissão e, assim, obstaculizando ainda mais o alcance de uma educação de qualidade socialmente reconhecida.

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Biografia do Autor

Francilene do Rosário de Matos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, francilene.matos@ufma.br

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro do grupo de pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente do PPGE/UFMA.

Maria Alice Melo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, ma.melo@terra.com.br

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do grupo de pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente do PPGE/UFMA.

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Publicado

2025-04-30 — Atualizado em 2025-07-08

Versões

Como Citar

DO ROSÁRIO DE MATOS, Francilene; ALICE MELO, Maria. A REMODELAGEM DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA REALIZADA PELAS REFORMAS EDUCACIONAIS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79511. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79511. Acesso em: 5 dez. 2025.

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