AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: REVISÃO SISTEMÁTICA DE ARTIGOS BRASILEIROS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79018

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Ensino Superior, Educação Inclusiva

Resumo

O artigo teve como objetivo principal analisar as discussões empreendidas nos artigos brasileiros a respeito das ações inclusivas propostas pelas Instituições do Ensino Superior (IES), para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, foram consultadas as plataformas CAPES e SciELO, utilizando os descritores: Transtorno do Espectro Autista, TEA, autista, autismo, Ensino Superior e universidade, combinadas pelo operador booleano and, entre os anos de 2019 e 2023. O estudo se pautou na abordagem qualitativa dos dados, para a análise dos textos selecionados se utilizou a metodolofia de Bardin (2011). Como resultados, foram selecionados 10 artigos que atenderam aos critérios do estudo para integrar as análises. Concluiu-se que a participação dos acadêmicos com TEA têm deflagrado melhorias nos processos educacionais nas IES, promovidas pela implementação de núcleos de acessibilidade e programas de inclusão, No entanto, muitas ações para garantir o acesso, permanência, equidade e êxito dos estudantes com TEA estão em processo de construção e implementação. Dentre os desafios apontados pelos estudantes estão as carências na formação dos profissionais, baixa oferta de planos de ensino individualizados, falta de disseminação de informações claras sobre o espectro, e dificuldades de comunicação e convivência com os professores e colegas, além dos desafios nas avaliações. 

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Biografia do Autor

Paloma Aparecida Oliveira Ratuchne, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil, paloma.ratuchne@hotmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO. Professora do Apoio Permanente da Educação Especial na UNICENTRO e pesquisadora do NEADE/TEA. 

Maria Luiza da Luz Munhoz, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paranavaí, Paraná, Brasil,marialuiza_munhoz@hotmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)- Campus Paranavaí. Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR). Pesquisadora do NEADE/TEA. 

Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil, anambarby@hotmail.com

Graduada em História e Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professora Adjunto A do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO. Coordenadora do NEADE/TEA - UNICENTRO. 

Rosangela Trabuco Malvestio da Silva, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paranavaí, Paraná, Brasil, rosetms2000@yahoo.com.br

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Educação pela UEM. Doutora em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - SP. Atualmente é Coordenadora do Colegiado de Pedagogia da UNESPAR Campus Paranavaí, do Projeto de Extensão Neddij - Núcleo de Estudos dos Direitos da Infância e da Juventude e do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Ações frente à diversidade educacional: um olhar para o TEA - UNESPAR. 

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Publicado

2025-04-30 — Atualizado em 2025-07-08

Versões

Como Citar

OLIVEIRA RATUCHNE, Paloma Aparecida; DA LUZ MUNHOZ, Maria Luiza; DE OLIVEIRA MACHADO BARBY, Ana Aparecida; TRABUCO MALVESTIO DA SILVA, Rosangela. AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: REVISÃO SISTEMÁTICA DE ARTIGOS BRASILEIROS. . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79018. Acesso em: 5 dez. 2025.

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