PESQUISA E EXTENSÃO COMO POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DE DOCENTES NEGROS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79000Palavras-chave:
Ensino Superior; Docentes Negros; Pesquisa; ExtensãoResumo
Este artigo estabelece o objetivo de discutir a presença de docentes negros (as) no ensino superior e sua atuação nos campos da pesquisa e da extensão. Trata-se do extrato de uma pesquisa de doutorado, que teve a finalidade de analisar as experiências no corpo docente do Instituto Federal de Minas Gerais, formado por 936 pessoas, das quais 246 se autodeclaram pardas e 41 pretas. Para acessar os (as) participantes da pesquisa, foram enviadas 936 correspondências com informações sobre a investigação e a solicitação de dados de perfil e trajetória na docência. Obteve-se o retorno de 207, ou seja, 22,11%. Os resultados apontam que os docentes negros (as) têm realizado trabalhos de pesquisa e extensão que dialogam com a proposta dos institutos federais e buscam contribuir para a produção de um conhecimento vinculado com a vida e as transformações sociais.
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