Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-04-30. Leia a versão mais recente.

O USO DE MÍDIAS E REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.75423

Palavras-chave:

Mídias sociais; Rede sociais; Educação; Pesquisa bibliográfica

Resumo

Esta pesquisa apresenta como objetivo de realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o uso de mídias e redes sociais na educação. Para tanto, utilizou-se da plataforma da SciELO (Scientific Electronic Library Online) no período de 2018 a 2022, a partir do cruzamento entre os descritores: Redes sociais, Mídia social e educação. Foram recuperados um total de 467 artigos, sendo que foram selecionados para a análise qualitativa seis artigos. Enfatiza-se a importância do uso adequado e planejado das tecnologias pelos professores, sobretudo, das mídias e redes sociais, haja vista, sua importância, para que o ensino acompanhe as transformações vivenciadas pela realidade dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Vitória de Deus Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, maria.vitoria.deus@uel.br

Pedagoga pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Estudante de Letras/Inglês na Universidade Estadual de Londrina. Professora dos Anos Iniciais da Rede Privada de Ensino do Município de Londrina.

Deivid Alex dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, mensagemprodeivid@gmail.com

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor Colaborador da Universidade Estadual de Londrina e Professor da Rede Municipal de Ensino do Município de Londrina/PR. Membro do Grupo de pesquisa certificado pelo CNPq “Cognitivismo e Educação”.

Referências

ALENCAR, G. et al. WhatsApp como ferramenta de apoio ao ensino. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 4., 2015, Maceió. Anais [...].Maceió: CBIE-LACLO, 2015. p.787-795.

ALVES, D. C. L. A percepção dos professores sobre o uso das mídias e tecnologias na prática docente e suas contribuições no Ifsuldeminas. 2019. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologia) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019.

ANDRADE, A. Há 15 anos Steve Jobs apresentava iPhone e promovia revolução tecnológica.CNN Brasil. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/ha-15-anos-steve-jobs-apresentava-iphone-e-promovia-revolucao-tecnologica/ . Acesso em: 19 maio 2022.

ARRUDA, K. O.; MAZZUCO, N. G.Adultos do amanhã: implicações de uma infância superconectada.Adults of tomorrow: implications of a childhood super connected. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 3, p. 21001-21021, 2022.

ATALLAH, A. N.;CASTRO, A. A. Revisão sistemática da literatura e metanálise. In:ATALLAH, A. N. Medicina baseada em evidências: fundamentos da pesquisa clínica. São Paulo: Lemos Editorial, p. 42-48, 1998.

ALBANI, A. P. S.; KRAWCZYK, A. L. Impacto do uso do telefone celular na saúde de crianças e adolescentes. Revista paulista de pediatria, v. 29, p. 430-436, 2011.

BARBANTE, C. J. S.; OLIVEIRA, L. R. Possibilidade de Utilização Educativa do Facebook Zero no Ensino Superior. Sisyphus—Journal of Education, v. 9, n. 3, p. 72-87, 2021.

BRITO, G. S.; COSTA, M. L. F. Apresentação-Cultura digital e educação: desafios e possibilidades.Educar em Revista, v. 36, n.1, p.1-7, 2020.

CABRAL FILHO, A. V. CARVALHO, A. Da" alterglobalização" à" indignação": reconstruindo as redes sociais no início do século XXI. Diálogos de laComunicación, v. 1, p. 1-23, 2013.

CARDOSO, S. A diferença entre mídia social e rede social. In:Dicas Sociais, São Paulo, 2 de fevereiro de 2016. Disponível em: http://dicassociais.com.br/2016/02/midia-social-e-rede-social-qual-a-diferenca/ . Acesso em: 15 dez. 2021.

CERESA, G. C. A influência das mídias sociais no comportamento de compra. 2012. Monografia (Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2012.

CERIGATTO, M. P. Experiências pedagógicas com mídia e educação: caminhos para superar a abordagem instrumental e desenvolver habilidades crítico-reflexivas sobre a cultura midiática. Educação em Revista, v. 38, n. 1, p.1-19, 2022.

CORREA, A. M. G. et al. Impacto das tecnologias: o olhar dos pais acerca do viver saudável da criança.Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 6, n. 1, 1915-1929, 2016.

CORREIA, M. E. S. A fluidez das identidades na contemporaneidade e as redes sociais. Communitas, v. 1, n. 1, p. 62-74, 2017.

DIAS, V. V.; FERREIRA, M. A. D.; SOARES, S. S. O que se sabe sobre a relação entre internet, redes sociais e crianças?.Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v. 15, n. 4, p. 69-87, 2021.

DORIGONI, G. M. L.; SILVA, J. C. Mídia e educação e o uso de novas tecnologias no trabalho escolar: da reflexão para a prática pedagógica. Dia-a-dia educação, Cascavel. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_gilza_maria_leite_dorigoni.pdf. Acesso em: 10 set. 2022

FERNANDES, K. G. et al. Escola e redes sociais: uma reflexão possível. 2020. Dissertação (Mestrado em ensino de Sociologia) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2020.

FERREIRA, J. B.; FLORES, I. F. Tecnologias móveis e redes sociais no mercado de trabalho: visão dos gestores organizacionais. Revista Inteligência Competitiva, v. 8, n. 3, p. 84-100, 2018.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. Juventudes e redes sociais: interações e orientações educacionais. Revista Exitus, v. 9, n. 1, p. 202-231, 2019.

FREITAS, J. P. C. As tecnologias móveis em salas de aula do 5º ano dos anos iniciais: contribuições do celular para aprendizagem. 2018. 42 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.

GASQUE, K. C. G. D. Internet, mídias sociais e as unidades de informação: Foco no ensino-aprendizagem. Brazilian Journal of Information Science: research trends, v. 10, n. 2, p.14-20, 2016.

GROSSI, M. G. R. et al. A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas redes sociais pelos universitários brasileiros. Texto Digital, v. 10, n. 1, p. 4-23, 2014.

LARANJEIRO, D.; ANTUNES, M. J.; SANTOS, P. As tecnologias digitais na aprendizagem das crianças e no envolvimento parental no Jardim de Infância: Estudo exploratório das necessidades das educadoras de infância. Revista Portuguesa de Educação, v. 30, n. 2, p. 223-248, 2017.

MELLO, M. Q. A. Comunicação e educação: a experimentação das redes sociais em projetos de educomunicação em escola pública. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Comunicação – Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.

MENDONÇA, L. M. A era digital e as implicações do uso dos meios tecnológicos para o desenvolvimento infantil. 2022. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia). Centro Universitário UNDB, 2022.

NAGUMO, E.; TELES, L. F. O uso do celular por estudantes na escola: motivos e desdobramentos. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 97, p. 356-371, 2016.

NETO, M.; BARRETO, L.; SOUZA, L. As mídias sociais digitais como ferramentas de comunicação e marketing na contemporaneidade. Quipus, v. 4, n. 2, p. 12-15. 2015.

OKOLI, Chitu. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução de David Wesley Amado Duarte; Revisão técnica e introdução de João Mattar. EaD em Foco, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e748, 2019.

OLIVEIRA, D. W.; OLIVEIRA, E. S. A. Sedentarismo infantil, cultura do consumo e sociedade tecnológica: implicações à saúde. Revista Interação Interdisciplinar, v. 4, n. 1, p. 155-169, 2020.

PAULINO, D. B. et al. WhatsApp® como recurso para a educação em saúde: contextualizando teoria e prática em um novo cenário de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, p. 171-180, 2018.

SCHLEMMER, E.; FELICE, M. D.; SERRA, I. M. R. S. Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, v. 36, n. 1, p.1-22, 2020.

SILVA, J. N.; COSTA, T. S.; SOARES, M. C. Crianças conectadas: o impacto das tecnologias

no ato de brincar. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 27, 2021.

SORTE, P. B.; SILVA, N. S.; CARAVALHO, C. B. Smarphones nas salas de aula da graduação: motivações, regras e consequências. Educação em Revista, v. 36, 2020.

SOUZA, T. S. et al. Mídias sociais e educação em saúde: o combate às Fake News na pandemia da COVID-19. Enfermagem em Foco, v. 11, n. 1. ESP, 2020.

TEIXEIRA, C. F.; PIRES, A. Uso de mídias sociais por estudantes de Ensino Médio de Limeira-SP.Interfaces da Educação, v.13, n.37, p.354-375, 2022.

TOMAÉL, M. I.; MARTELETO, R. M. Redes sociais de dois modos: aspectos conceituais.Transinformação, v. 25, n. 3, p.245-253, 2013.

ZUIN, V. G.; ZUIN, A. Á. S. O celular na escola e o fim pedagógico. Educação & Sociedade, v. 39, p. 419-435, 2018.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Versões

Como Citar

DE DEUS SANTOS, Maria Vitória; ALEX DOS SANTOS, Deivid. O USO DE MÍDIAS E REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.75423. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75423. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.