O CURSO DE PEDAGOGIA A PARTIR DOS DISCURSOS DE FUTUROS PEDAGOGOS: CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Bruna Pereira Alves Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Liliana Soares Ferreira Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18875

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, uma pesquisa com acadêmicos do 8.º semestre do Curso de Pedagogia de uma Universidade do Rio Grande do Sul, objetivando problematizar aspectos relativos ao Curso de Pedagogia, aos conhecimentos produzidos e ao trabalho dos pedagogos, com base nos discursos de acadêmicos entrevistados. A pesquisa, de cunho qualitativo, segue um amplo Estudo de Caso, em que foram realizadas entrevistas e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da instituição em que os acadêmicos estudavam. Discutindo a Pedagogia como ciência e diferenciando o professor do Pedagogo, percebeu-se que os componentes curriculares, as mudanças no currículo e algumas lacunas são destacadas pelos estudantes como elementos determinantes em seu futuro trabalho e profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-06-08

Como Citar

ALVES, B. P.; FERREIRA, L. S. O CURSO DE PEDAGOGIA A PARTIR DOS DISCURSOS DE FUTUROS PEDAGOGOS: CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 37, n. 1, p. 131–145, 2012. DOI: 10.5216/ia.v37i1.18875. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18875. Acesso em: 9 dez. 2022.