ATIVIDADE DE ESTUDO: UMA POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Maria Silvia Rosa Santana Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.36491

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural. Ensino Desenvolvente. Prática Pedagógica. Pesquisa-ação.

Resumo

Neste artigo defendemos a tese de que o estudo teórico, mediado nas discussões entre os pares e na análise de situações práticas do cotidiano escolar, promove uma atuação docente mais consciente, no que se refere aos objetivos do ensino e às práticas que os materializam. Apresentamos a análise dos dados coletados por meio da pesquisa-ação desenvolvida junto a uma professora do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Mato Grosso do Sul, visando propor a efetivação da categoria de atividade conforme preconizada pela abordagem Histórico-Cultural. Os resultados apontam para o desenvolvimento de uma disposição psicológica amplamente favorável ao estudo teórico e à alteração da prática pedagógica, e para o surgimento do germe da Educação Desenvolvente nos alunos e na professora que participaram da Atividade de Estudo.

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Biografia do Autor

Maria Silvia Rosa Santana, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Sou doutora em Educação pela UNESP/Marília. Sou professora na Unidade Universtária de Paranaíba da UEMS, nos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais, trabalhando com Didática e Metodologias. Também atuo nas Especializações em Educação e em Direitos Humanos e na Programa de Pós Graduação em Educação / Mestrado. Participo do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE), no qual coordeno a Linha de Pesquisa "Teorias e Práticas Educacionais" (UEMS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" (UNESP/Marília).

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Publicado

2016-08-26

Como Citar

ROSA SANTANA, M. S. ATIVIDADE DE ESTUDO: UMA POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 441–462, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i2.36491. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36491. Acesso em: 22 nov. 2024.