CURRÍCULO E TECNOLOGIA: RECONFIGURANDO PRÁTICAS CULTURAIS ATRAVÉS DO KATYBOOK

Autores

  • Roberta Sales Lace Rosário Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Bonnie Axer UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28797

Palavras-chave:

Currículo, Tecnologia, Cultura, Prática/política

Resumo

Este artigo nos instiga e nos aproxima, enquanto pesquisadoras do campo do currículo, problematizar as possibilidades de (re)configuração dos processos de produção curricular, enquanto práticas que se desenvolvem a partir das produções culturais na/com a tecnologia. Além disso, propõe discutirmos as relações e produções culturais dos sujeitos que permeiam o espaço da escola enquanto produções que reescreve novas/outras práticas constituidoras do currículo e da cultura. Assim, propomos nossas análises a partir do episódio de criação de um chat (bate papo) nomeado de katybook pelos estudantes do 5º ano do EF do CAp/UERJ. Acreditamos que discutir o currículo neste contexto nos faz ir além das proposições dos documentos curriculares, mas analisá-lo como um espaço constituído por posturas, atitudes e falas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Sales Lace Rosário, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd. Participante do Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos – GECEDH e do Grupo de Pesquisa Formação em Diálogo: Narrativa de Professoras, Currículo e Culturas – GPFORMADI. Tutora à distância do Consórcio Cecierj/Cederj.

Bonnie Axer, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd. Participante do Grupo de Pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura e do Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos – GECEDH. Professora substituta do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ. Tutora à distância do Consórcio Cecierj/Cederj.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

ROSÁRIO, R. S. L.; AXER, B. CURRÍCULO E TECNOLOGIA: RECONFIGURANDO PRÁTICAS CULTURAIS ATRAVÉS DO KATYBOOK. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 3, p. 545–556, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i3.28797. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28797. Acesso em: 27 abr. 2024.