POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIDÁTICA: RESULTADOS DE UMA TRIANGULAÇÃO

Autores

  • Orlando Fernández Aquino Universidade de Uberaba - UNIUBE
  • Maria Célia Borges Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.18756

Palavras-chave:

políticas públicas, formação de professores, didática, prática de ensino

Resumo

No presente artigo se faz uma triangulação entre as políticas públicas sobre a formação de professores no Brasil, os resultados de pesquisas recentes sobre o estado da didática e da formação de professores em três estados do país, e os resultados das pesquisas da área de didática numa rede estadual de ensino de Minas Gerais. Por sua vez, os resultados da pesquisa didática foram correlacionados anteriormente com três importantes estudos internacionais. Assim sendo, o texto apresenta contribuições de uma pesquisa de segundo grau. O método tem sido a leitura comparada e a correlação entre informações, dados e conclusões de projetos diferentes, com o propósito de achar uma compreensão mais abrangente da dinâmica interna entre as políticas públicas, a formação de professores e a realidade da sala de aula. A análise permitiu elaborar importantes conclusões sobre esse sistema de relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orlando Fernández Aquino, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior Pedagógico "Félix Varela", Villa Clara, Cuba. Doutor em Educação pela USP-São Paulo.

Profes?sor do Programa de Pós-graduação em Educação da Un??iversidade de Uberaba (UNIUBE).???

Maria Célia Borges, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Doutora em Educação pela PUC de São Paulo. Pós-doutora em Educação pela USP de São Paulo. Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Downloads

Publicado

2014-04-19

Como Citar

AQUINO, O. F.; BORGES, M. C. POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIDÁTICA: RESULTADOS DE UMA TRIANGULAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 199–214, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i1.18756. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18756. Acesso em: 27 abr. 2024.