DEL MALESTAR AL COMPROMISO: LOS FACTORES INDIVIDUALES EN LA SATISFACCIÓN LABORAL DE LOS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.18736Palavras-chave:
malestar docente, compromiso docente, satisfacción laboralResumo
La preocupación por la satisfacción laboral del profesorado ha ido cambiando desde un enfoque centrado en el malestar hacia una orientación más positiva que focaliza el bienestar como núcleo de interés. En ambas perspectivas son considerados múltiples factores, tanto de índole personal como ambiental. Este artículo recoge una reflexión sobre algunos de los factores individuales que inciden en la satisfacción laboral docente y propone varias sugerencias para su análisis. Se analizan después algunas de las características que deberían reunir posibles modelos teóricos orientados a explicar la satisfacción laboral del profesorado. Por último, se ofrecen algunas orientaciones para una intervención formativa que promueva el bienestar docente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.