OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Luiz Siveres Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.18294

Palavras-chave:

Formação, Profissionalização, Docente, Aprendizagem.

Resumo

O objetivo do artigo é compreender a formação e profissionalização dos docentes, a partir dos processos de aprendizagem, contextualizados numa realidade que está em constante mudança e tematizados no horizonte epistemológico de construção de saberes. Para isso contribuiu a retomada de algumas iniciativas aprendentes, propostas por instituições como a Unesco ou por teóricos da educação como Edgar Morin. Com base nesse percurso estão se propondo algumas categorias para enfrentar os desafios da aprendizagem docente, ou seja, a dimensão subjetiva pela relação entre a singularidade e convivialidade, a dimensão pedagógica pela relação entre a informação e compreensão, e a dimensão teleológica pela relação entre o bem estar e bem viver. Toda essa dinâmica dialógica está pautada na eticidade e politicidade, considerados os pressupostos dinamizadores do processo de aprendizagem dos docentes.

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Biografia do Autor

Luiz Siveres, Universidade Católica de Brasília

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília

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Publicado

2013-12-20

Como Citar

SIVERES, L. OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 3, p. 649–661, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i3.18294. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18294. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos